Sinsaúde notifica empresa e Prefeitura de Votorantim a pagar funcionários de UPA

Se a situação não for regularizada no prazo de 72 horas após o recebimento da notificação, os funcionários podem paralisar as atividades

Por Vanessa Ferranti

Trabalhadores da Unidade Central de Votorantim e da...

O Sindicato da Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde) notificou a Organização Social (OS) Avante Social, responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Votorantim, e a prefeitura da cidade, pela falta de pagamento dos funcionários. O salário deveria ter caído na conta dos trabalhadores no último quinto dia útil, no entanto, até o momento, não foi realizado. Se a situação não for regularizada no prazo de 72 horas após o recebimento da notificação, os funcionários podem paralisar as atividades. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada no fim da tarde de ontem (9) entre trabalhadores e sindicato. Uma reunião também ocorreu ontem com funcionários da UPH Zona Norte, em Sorocaba.

Segundo Pablo Pistila, vice-presidente do sindicato, em contato com a OS, ele foi informado que a Prefeitura de Votorantim não faz o repasse para a empresa há cerca de dois meses e, por esse motivo, não teria sido feito o pagamento dos salários. O Sinsaúde declarou também que tentou contato com a administração municipal de Votorantim para esclarecer o problema, mas não obteve retorno.

“É uma UPA grande que atende a população aqui em Votorantim e isso vai impactar também o munícipe. Então, acho que o poder público tinha que sentar junto com o sindicato, junto com a empresa, e buscar uma solução. Essa falta de repasse acontece há dois meses”. Os funcionários alegam também que estão há cerca de seis meses com atraso nos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Sorocaba

Na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte, em Sorocaba, a situação é semelhante. Os trabalhadores do local também estavam com o salário atrasado, no entanto, após uma intervenção do sindicato, receberam o valor. Segundo Pistila, a Prefeitura de Sorocaba também não teria realizado o repasse à empresa dentro do prazo, no entanto, parte do pagamento dessa verba teria sido feito à OS nesta quinta-feira. Outra questão é o FGTS. Assim como em Votorantim, os trabalhadores da unidade de Sorocaba estão com o Fundo de Garantia em atraso desde junho de 2024.

“Era pra ter saído (o salário) no quinto dia útil, tava atrasado, porém, depois de bastante conversa com a empresa, com a prefeitura, o repasse que tava em atraso da Prefeitura para a empresa aconteceu hoje (ontem) e a empresa regularizou o pagamento dos trabalhadores. Porém, a gente não tem uma posição formal sobre isso, mas o que se sabe é que esse repasse foi parcial para a empresa, mas os trabalhadores receberam”, explicou o vice-presidente do sindicato.

Outras queixas

Durante a assembleia realizada na UPH Zona Norte em Sorocaba, outras queixas também foram passadas ao sindicato, como a falta de insumos para trabalhar. Os funcionários contaram que os pacientes chegam com grandes machucados e muitas vezes não têm gazes e ataduras para fazer os curativos. Além disso, falta papel higiênico e há macas quebradas na unidade. Há “camas”, por exemplo, apoiadas em um banco. Outro problema são as baratas.

O vice-presidente do sindicato acredita que os funcionários precisariam, ainda, de mais segurança, pois muitas ocorrências são registradas no local. “O sindicato entende que como há um fluxo muito alto, pois é uma unidade muito grande, a empresa ou a prefeitura teriam que colocar ou um guarda municipal ou uma empresa para garantir a segurança dos profissionais e também da população”, destacou.

O que dizem os envolvidos

A Prefeitura de Votorantim informou que teve conhecimento do atraso do pagamento nesta quinta-feira (9) após ser comunicada pelos funcionários da Avante Social - responsável pelo gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde das UPAs Central e Infantil. “O governo está tomando todas as medidas jurídicas e administrativas, revendo os contratos, para o problema ser sanado o mais rápido possível. A Prefeitura de Votorantim ressalta que tem trabalhado para a população não ter o atendimento prejudicado”.

Prefeitura de Sorocaba

As Secretarias da Saúde (SES) e Fazenda (Sefaz) de Sorocaba informaram que foram efetuados pagamentos à entidade gestora da UPH Zona Norte neste mês de janeiro. A prefeitura esclareceu, também, que tomou conhecimento da assembleia proposta pelo sindicato da categoria para a UPH Zona Norte. “A Secretaria da Saúde salienta que foram efetuados pagamentos às entidades gestoras no mês de Janeiro/2025, e que a entidade demonstra certidão de regularidade com o FGTS até a presente data. A SES reforça que mantém acompanhamento constante por meio de sua equipe de fiscalização para assegurar o cumprimento das obrigações trabalhistas”.

Sobre a segurança, a administração municipal ressaltou que Guarda Civil Municipal (GCM) já faz o patrulhamento no entorno dos próprios públicos, incluindo unidade de saúde da zona norte. “Sempre haverá um efetivo próximo em caso de necessidade”, finalizou a nota.

O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Avante Social e não obteve retorno até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto para manifestação. (Vanessa Ferranti)