Explosão em tubulação por roubo de combustível deixa 66 mortos no México
A explosão em uma tubulação de combustível no estado mexicano de Hidalgo deixou pelo menos 66 mortos e 76 feridos e ocorreu no momento em que centenas de pessoas roubavam a gasolina que vazava do duto.
"O balanço que temos é de 66 pessoas mortas e 76 feridos", afirmou Fayad em entrevista coletiva no Palácio Nacional, na Cidade do México, onde se encontrava o presidente Andrés Manuel López Obrador.
Entre os feridos, há oito menores de idade.
"É uma tragédia que nos dói muito, estamos aqui para oferecer todo o apoio, ajuda aos moradores, às pessoas afetadas, às vítimas", disse López Obrador aos jornalistas depois de visitar a área do desastre.
Ele acrescentou que esta tragédia não muda sua estratégia contra o roubo de combustível e demonstra "infelizmente a necessidade de mantê-la".
"Continuaremos a erradicar essa prática", enfatizou.
A explosão ocorreu na noite de sexta-feira na comunidade de Tlahuelilpan, na localidade de Hidalgo, e o incêndio subsequente foi extinto pouco antes da meia-noite de sábado.
"O que sabemos é que havia o vazamento e uma atividade clandestina que já estava sendo resolvida pelas autoridades competentes", explicou Fayad.
Imagens da TV local mostraram dezenas de pessoas roubando o combustível, que jorrava do duto.
Horas depois, no início da noite, foram gravadas as primeiras imagens do incêndio, com pessoas fugindo apavoradas e pedindo socorro aos gritos em em função da explosão ocorrida em seguida.
Os corpos carbonizados permanecem na posição em que morreram - alguns com braços ou com uma perna levantada - enquanto especialistas trabalham na área em sua identificação.
"Infelizmente vi a explosão, e fui ajudar as pessoas", conta Fernando García, 47 anos e morador da área. (AFP)