Região de Sorocaba tem 127 candidatos a prefeito e 5.152 a vereador
A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), com 27 municípios, tem 127 candidatos a prefeito e 5.152 candidatos a vereador. As informações fazem parte de um levantamento do jornal Cruzeiro do Sul com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o registro das candidaturas.
A cidade de Ibiúna apresenta o maior número de candidatos ao Executivo. São nove, no total. Itu e Sorocaba tem oito candidatos cada. Votorantim e Salto de Pirapora tem sete candidatos cada na disputa. Alambari, Capela do Alto e Cesário Lange tem apenas dois candidatos ao Executivo cada.
Ainda conforme as informações, 12 das 27 cidades da RMS (44%) têm prefeitos disputando a reeleição. A situação ocorre, por exemplo, em Sorocaba, Itu, Salto, Votorantim, Itapetininga e Ibiúna.
O PSDB disputa o maior número de prefeituras na RMS. São 18 no total. Já o PTB disputa 13 prefeituras da Região. O MDB vem logo em seguida, com disputa em 10 cidades. No total, são 25 partidos disputando o Poder Executivo nas 27 cidades.
Cidades mais populosas
Entre as maiores cidades da RMS, Itapetininga tem cinco candidatos, sendo Fuad Abrão Isaac (PT), Milton Nery Neto (PSB), Vinícius Mori Válio (Psol), Ricardo Barbará da Costa Lima (PTB) e a atual prefeita Simone Aparecida Curraladas dos Santos, que tenta a reeleição pelo (MDB). Em Itu, há oito candidatos. Compõem a lista Benedito Gilmar Dias (DC), Reginaldo de Oliveira Carlota (PTB), Renato Koga Cerqueira (PRTB), Guilherme dos Reis Gazzola (PL), candidato à reeleição, Matheus Nogueira Costa (Avante), Ocimar Scopel (PTC), Anderson Aparecido da Silva (PT) e Rita de Cassia Trinca Passos (MDB).
Na cidade de Tatuí, a disputa também tem cinco candidatos. Na lista, Alessandro Lirola Santana (PDT), Wagner Rodrigues (PP), Maria José Pinto Vieira de Camargo (PSDB), Fátima Aparecida Rodrigues dos Santos de Campos (PT) e Valdeci Antonio de Proença (Podemos). Para a Prefeitura de Votorantim há oito candidatos. Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB), Fernando de Oliveira Souza (Democratas), que tenta a reeleição, Luiz Carlos dos Santos (PSL), Marcos Antonio Alves (PT), Rodrigo Pinto Chizolini (Psol), Silea Benedetti de Macedo Pedroso (Solidariedade) e Silvano Donizetti Mendes (PTB).
Sorocaba tem oito candidatos. Carlos Péper (Solidariedade), Professor Flaviano (Avante), Jaqueline Coutinho, que tentará a reeleição pelo PSL e Leandro Fonseca (Democratas). A disputa conta ainda com Maria Lúcia Amary (PSDB), Raul Marcelo (Psol), Renan Santos (PDT) e Rodrigo Manga (Republicanos).
Legislativo
Sorocaba segue como a cidade com a maior competitividade para se conseguir uma cadeira na Câmara. São 30,35 candidatos por vaga. A segunda Câmara mais disputada na RMS é a de Itapetininga, com 22,3 candidatos por vaga. Em Votorantim e Araçariguama são cerca de 17 candidatos por cadeira. Salto de Pirapora, Tatuí e Tietê apesentam cerca de 16 canidatos por cadeira.
Por outro lado, a menor proporção de candidato por vagas para as Câmaras da RMS está na cidade de Jumirim. São nove cadeiras na Câmara, com 45 pessoas na disputa, sendo cinco candidatos para cada vaga. A situação é parecida na cidade de Sarapuí. Também são nove cadeiras, mas para 54 candidatos, com seis candidatos por vaga. Já em Alambari, são 6,4 candidatos por vaga. A Câmara da cidade possui nove cadeiras.
São 5.152 candidatos na região, todos com suas candidaturas na situação de “aguardando julgamento”. (Marcel Scinocca)
Veja os candidatos a prefeito da RMS (clique na imagem):
[gallery columns="1" size="medium" ids="293087,293088,293089,293090"]