Rua do Jd. Tatiana vira depósito de lixo

Por Ana Claudia Martins

Buracos tornam a via quase intransitável. Prefeitura promete reparos na semana que vem. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Ao longo da rua, que não tem asfalto, ocorre o descarte de materiais inservíveis e entulho. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Lixo, entulho, restos de construção, galhos de árvore, móveis, entre outros objetos, todos jogados ao longo de ruas de terra no bairro Jardim Tatiana, em Votorantim. E tudo isso próximo de uma área de mata nativa, que deveria ser preservada.

Essa é a situação frequente de quem segue pela rua Salvador Roque Romano. Em alguns pontos até a circulação dos veículos é difícil por conta da situação da rua, que é de terra, está bastante irregular devido aos buracos.

A via é constante alvo de pessoas que jogam todo o tipo de lixo e entulho, que estão se acumulando por todo o seu trajeto. A preocupação é que ao longo da rua existe uma área de mata nativa e de preservação, inclusive com placas indicativas, mas nem isso impede que pessoas continuem jogando lixo, entulho, restos de construção e até móveis por ali.

Nem mesmo os fundos de uma propriedade privada, que pertence ao Lar Escola Monteiro Lobato, que é uma entidade que atende crianças e adolescentes por meio do “Projeto Renovar”, escapa do acúmulo de lixo e entulho, que são jogados no local.

Um dos representantes da entidade, José Francisco Sieber Luz, afirma que a situação já é antiga no bairro e que o Lar Escola Monteiro Lobato já fez reclamação à Prefeitura de Votorantim, mas o problema permanece. “Colocamos placa sinalizando a parte que é propriedade privada e que pertence à entidade, placa sobre a área de mata nativa, além de cerca, impedindo o acesso, e mesmo assim as pessoas continuam jogando lixo e entulho no local”, aponta.

Buracos tornam a via quase intransitável. Prefeitura promete reparos na semana que vem. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Ele destaca ainda que além do descarte irregular feito na área privada, as pessoas também jogam todo tipo de entulho e lixo na rua de terra, próximo à área de mata. “A área pública não é de responsabilidade da entidade, então, precisamos que a Prefeitura de Votorantim dê atenção ao problema e faça a limpeza”, diz.

José Francisco cita ainda outra preocupação por conta das chuvas e a acumulação de água, facilitando criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o Aedes aegypti, por exemplo, entre o lixo e os entulhos jogados na rua.

Próxima semana

Questionada, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), informa que o local passa por limpezas periódicas e solicita, inclusive, a colaboração da população. “Além disso, seguindo o cronograma, o local deverá receber na próxima semana novamente as equipes do programa Cidade Viva, uma força-tarefa de limpeza criada pelo governo municipal com ações integradas envolvendo os serviços de diversas secretarias municipais para realizar a limpeza e a manutenção do município com serviços de roçagem, capinação, remoção de entulhos, tapa-buracos, manutenção de praças e equipamentos, sinalização e pintura de solo, entre outros, além dos agentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika”, diz em nota.

Ainda de acordo com a Sesp, as equipes já estão na região, finalizando os serviços no Jardim Primavera e, na sequência, chegarão aos jardins Novo Mundo, Tatiana e, depois, Green Valley. (Ana Cláudia Martins)