Rua do Jd. Tatiana vira depósito de lixo
Lixo, entulho, restos de construção, galhos de árvore, móveis, entre outros objetos, todos jogados ao longo de ruas de terra no bairro Jardim Tatiana, em Votorantim. E tudo isso próximo de uma área de mata nativa, que deveria ser preservada.
Essa é a situação frequente de quem segue pela rua Salvador Roque Romano. Em alguns pontos até a circulação dos veículos é difícil por conta da situação da rua, que é de terra, está bastante irregular devido aos buracos.
A via é constante alvo de pessoas que jogam todo o tipo de lixo e entulho, que estão se acumulando por todo o seu trajeto. A preocupação é que ao longo da rua existe uma área de mata nativa e de preservação, inclusive com placas indicativas, mas nem isso impede que pessoas continuem jogando lixo, entulho, restos de construção e até móveis por ali.
Nem mesmo os fundos de uma propriedade privada, que pertence ao Lar Escola Monteiro Lobato, que é uma entidade que atende crianças e adolescentes por meio do “Projeto Renovar”, escapa do acúmulo de lixo e entulho, que são jogados no local.
Um dos representantes da entidade, José Francisco Sieber Luz, afirma que a situação já é antiga no bairro e que o Lar Escola Monteiro Lobato já fez reclamação à Prefeitura de Votorantim, mas o problema permanece. “Colocamos placa sinalizando a parte que é propriedade privada e que pertence à entidade, placa sobre a área de mata nativa, além de cerca, impedindo o acesso, e mesmo assim as pessoas continuam jogando lixo e entulho no local”, aponta.
Ele destaca ainda que além do descarte irregular feito na área privada, as pessoas também jogam todo tipo de entulho e lixo na rua de terra, próximo à área de mata. “A área pública não é de responsabilidade da entidade, então, precisamos que a Prefeitura de Votorantim dê atenção ao problema e faça a limpeza”, diz.
José Francisco cita ainda outra preocupação por conta das chuvas e a acumulação de água, facilitando criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o Aedes aegypti, por exemplo, entre o lixo e os entulhos jogados na rua.
Próxima semana
Questionada, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), informa que o local passa por limpezas periódicas e solicita, inclusive, a colaboração da população. “Além disso, seguindo o cronograma, o local deverá receber na próxima semana novamente as equipes do programa Cidade Viva, uma força-tarefa de limpeza criada pelo governo municipal com ações integradas envolvendo os serviços de diversas secretarias municipais para realizar a limpeza e a manutenção do município com serviços de roçagem, capinação, remoção de entulhos, tapa-buracos, manutenção de praças e equipamentos, sinalização e pintura de solo, entre outros, além dos agentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika”, diz em nota.
Ainda de acordo com a Sesp, as equipes já estão na região, finalizando os serviços no Jardim Primavera e, na sequência, chegarão aos jardins Novo Mundo, Tatiana e, depois, Green Valley. (Ana Cláudia Martins)