Saae reforça ações de combate a mosquitos em Sorocaba

Por

Fachada do prédio do Saae de Sorocaba. Crédito da foto: Secom Sorocaba (24/5/2019)

A equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) desenvolve um projeto de combate e prevenção à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya. A ação abrange todas as unidades da autarquia, num total de 150 locais.

De acordo com Gláucia Cristini Franco, coordenadora da equipe, cada unidade é vistoriada periodicamente. Objetos e materiais acumulados são recolhidos. Em seguida, os locais com acúmulo de água recebem aplicação de larvicida e pastilhas de cloro. O trabalho inclui, ainda, a correção de vazamentos de água e de esgoto.

As ações, que requerem atenção e dedicação dos servidores envolvidos, incluem 31 poços artesianos; duas estações de tratamento de água; nove estações de tratamento de esgoto; 33 centros de distribuição (reservatórios/caixas d’água); 51 estações elevatórias de esgoto; três captações de água bruta; dez boosters (bombeamentos de água para as zonas altas); duas unidades operacionais e administrativas; seis bacias de contenção e três estações elevatórias de águas pluviais.

Além da coordenadora Gláucia Cristini Franco, a equipe de Educação Ambiental que desenvolve as ações de combate ao Aedes aegypti é formada por mais três servidores e duas estagiárias. (Da Redação, com informações da Secom)