Salto registra 90 queimadas em 2019 e apresenta queda no número de focos
A Prefeitura de Salto registrou 90 queimadas no primeiro semestre de 2019. Segundo o governo municipal, há uma queda no número de registros nos últimos anos.
Em 2017, a Prefeitura de Salto contabilizou 280 queimadas no município. O número caiu para 160 em 2018 e, neste ano, há registro de 90 casos.
A Defesa Civil de Salto contabiliza tanto as queimadas grandes quanto as pequenas. Outra forma de mensurar é chamada de “focos de calor” - queimadas maiores, acima de 60°C com no mínimo 30 metros de extensão e 1 metro de largura.
Essas queimadas são registradas por satélites todos os dias, podendo realizar um comparativo mês a mês. Os dados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e correspondem ao período de 1 de janeiro de 2017 a 31 de julho de 2019.
Os dois sistemas de apuração de focos de incêndio têm demostrado uma queda. Desde o ano 2017, a Prefeitura tem trabalhado com diversos projetos de conscientização sobre as queimadas. O governo promove palestras, campanhas, panfletagens.
Nos meses de junho e julho de 2019, por exemplo, ocorreram palestras informativas sobre queimadas urbanas. Os alvos foram os frequentadores de três Centros de Referência da Assistência Social.
Além dessa ação, fiscalizações e outras campanhas foram realizadas nesse mesmo período. Para os envolvidos, atitudes preventivas surtem resultados positivos, e desta forma, prosseguem realizando ações para conscientização. (Da Redação, com Prefeitura de Salto)
[irp posts="157831" ]