Santa Casa tem 100% de ocupação

Por Marcel Scinocca

Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/9/2020)

Todos os leitos de Covid-19 estavam ocupados ontem. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/9/2020)

No mesmo dia em Sorocaba voltou a apresentar mais de 100 pacientes internados nas unidades de saúde da cidade, com suspeita e com confirmação do novo coronavírus, a Santa Casa, principal referência para a rede pública municipal de saúde, apresentou 100% de ocupação em todos os leitos Covid, de enfermaria e de UTI. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) e em levantamento realizado pelo Cruzeiro do Sul.

De acordo com as informações, somando todas as internações, de pacientes suspeitos e confirmados, de enfermaria e de UTI, e da rede pública e privada, eram 103 pacientes ocupando leitos hospitalares dedicados à Covid-19. O número não é o mais alto, mas voltou a subir após leve queda. Vale registrar que os dados desta terça-feira estão longe do recorde registrado em 18 de julho, quando houve o pico de internações, com 221 pacientes. Após esse pico, entretanto, houve recuo na ocupação, chegando a apenas 60 em 22 de outubro.

Ainda de acordo com levantamento do Cruzeiro do Sul, todos os demais dados de internações aumentaram na comparação com segunda-feira (30). O número de pacientes em UTI, aumentou de 53 para 55. Já o número de pacientes em enfermarias aumentou de 45 para 48. Os casos de pacientes internados com suspeita da doença aumentaram de 61 para 65. Já os casos de pessoas internadas com o coronavírus apresentaram aumento de 37 para 38 pacientes.

Vale lembrar que os dados apresentados são referentes a toda a rede de saúde de Sorocaba.

Ocupações de leitos

Com relação às ocupações de leitos na cidade, a Santa Casa apresentava a situação mais preocupante na noite de terça-feira. A unidade de saúde, como já dito, referência para toda a rede pública municipal, tinha todos os seus 60 leitos dedicados a pacientes com Covid-19 ocupados. A situação atingia os 40 leitos de UTI e os 20 de enfermaria.

Entretanto, de acordo com o médico Fernando Brum, coordenador do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, em Sorocaba, e diretor técnico da Santa Casa, não havia fila de espera e todos os pacientes estavam sendo acolhidos. Ainda conforme ele, não há possibilidades de a cidade ter novamente um hospital de campanha, ao menos nos moldes do feito na Arena Multiúso. “Podemos acertar novos leitos com os parceiros ja existentes”, diz.

Nas demais unidades de saúde de Sorocaba, com relação aos leitos Covid, os 10 leitos de UTI do Novo Regional Adib Jatene estavam todos ocupados. Com relação aos leitos de enfermaria, duas das cinco vagas estavam ocupadas. Nos leitos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) a ocupação estava abaixo de 65%. Na rede privada, a ocupação estava abaixo de 70%.

Casos e recuperados

A cidade registrou na terça-feira mais 74 pessoas recuperadas pela doença, chegando a 21.897 curados. Já as positivações de coronavírus passaram de 22.564 para 22.638. Também aumentou de 1.615 para 1.758 pessoas com suspeita de contaminação pela Covid-19.

Mortes

Sorocaba registrou na data duas novas mortes por coronavírus. A primeira vítima é um idoso de 69 anos, cardiopata e diabético, que faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 28 de novembro. O segundo caso também é de um idoso. Nessa caso, ele tinha 65 anos, era diabético e cardiopata e faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 29 de novembro. A cidade ainda tem mais dois óbitos em investigação. (Marcel Scinocca)