Sorocaba está em epidemia de dengue com 104 casos confirmados
Sorocaba já está em epidemia de dengue por conta dos casos da doença registrados na cidade em 2020. No total foram confirmados 104 casos até o último dia 31. Do total, 76 são autóctones e 25 importados, ou seja, pacientes que se contaminaram em outros municípios. Em 2019, Sorocaba registrou no total 1.076 pessoas com a doença.
As informações sobre a situação da dengue na cidade foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (3), em entrevista coletiva no salão de vidro do Paço Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses.
Segundo a SES, o cenário é bastante preocupante por conta do aumento de casos de dengue na cidade, que está bastante elevado já no primeiro mês de 2020. Além disso, outra preocupação é a circulação do sorotipo 2 da doença, que é mais perigoso e está em circulação em Sorocaba.
Por conta disso, a SES pede a colaboração de todos os moradores da cidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Se cada pessoa realizar limpeza semanal de sua casa, eliminando possíveis criadouros de dengue, iremos reduzir o número de pessoas com a doença”, aponta a SES.
Conforme a pasta, todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito, acompanhada de dores no corpo e dor de cabeça, devem procurar imediatamente atendimento médico. “Havendo a suspeita de dengue o paciente deverá permanecer afastado de suas atividades laborais e escolares até ser descartado a suspeita, por exame específico, ou até sua recuperação.
Bairros
De acordo com a SES, os bairros com maior ocorrência de casos de dengue estes estão localizados nas áreas de abrangência das UBSs do Jardim Rodrigo, Vila Hortência e Jardim Simus. No entanto, conforme a pasta, todas as áreas da cidade apresentaram casos positivos da doença em 2020.
Além dos 104 casos confirmados até o último dia 31, só em 2020 foram 802 notificações, 69 em investigação, 629 descartados e nenhum óbito. Em 2019 houve um óbito por dengue em Sorocaba.