Sorocaba registra 54 óbitos por Covid; e grau de letalidade é de 2,4%
Desde o início da pandemia é o maior registro de óbitos na cidade pela doença. Os óbitos com a confirmação da doença subiram para 1.064 e a taxa de letalidade no município é de 2,4%, abaixo da taxa estadual, que é de 3% e da nacional, que se encontra em 2,5%.
A cidade recebeu também a notificação de mais 879 casos confirmados da Covid-19 e 838 recuperados. Assim, os casos confirmados com a doença passaram de 41.759 para 42.638.
Do total de confirmados, 259 estão internados (158 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 726.
Sorocaba apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados, de 2.645 para 2.574. Entre os suspeitos, 120 estão internados em hospitais da cidade, sendo 50 em UTI.
Há 26 óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 94.864. E o total de recuperados da Covid-19 chegou a 40.589.
Ocupação de leitos
Segundo a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), ontem havia 135 pessoas aguardando leitos para Covid na rede municipal de saúde, sendo 42 para enfermaria e 93 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Conforme o censo diário de leitos, no Hospital Estadual Adib Jatene, cinco leitos clínicos dos oito pactuados estavam ocupados. Os 30 leitos de UTI tinham pacientes.
No outro hospital estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), dos nove leitos clínicos Covid, oito estavam ocupados. O leito de UTI infantil Covid estava desocupado e os 32 leitos de UTI Covid tinham pacientes.
Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa estava com 90,47% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 19 possuíam pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 96,36%, o que representa 53 leitos ocupados dos 55 contratados.
O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e todos tinham pacientes. O mesmo hospital também tem dois leitos de UTI Covid que encontram-se ocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do Gpaci, nenhum estava ocupado. O hospital Amhemed conta com 10 leitos clínicos Covid, dos quais sete estão ocupados. Os três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital também estão indisponíveis.
O Centro de Estabilização Covid São Guilherme estava com 15 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 18. Dos dois leitos Covid de suporte ventilatório avançado, um tinha paciente. O Centro de Estabilização Zona Oeste está com os 10 leitos de enfermaria Covid ocupados, bem como os 23 leitos Covid de suporte ventilatório avançado. Os hospitais particulares tinham 100% dos leitos de UTI ocupados. (Ana Cláudia Martins, com informações da Prefeitura de Sorocaba)