Sorocaba terá dia chuvoso e com céu encoberto, segundo o Inmet

Por

Trecho da avenida Dom Aguirre, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (4/7/2019)

Sorocaba amanheceu com tempo nublado e com chuva. Crédito da foto: Emídio Marques (4/7/2019)

Sorocaba amanheceu com o céu encoberto por nuvens e com muita chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse tempo nublado e úmido será mantido durante toda esta quinta-feira (4) na cidade. A temperatura deve variar entre 14ºC e 19ºC.

Na sexta-feira (5), a frente fria se espalhará por todo o Estado. Em Sorocaba, as temperaturas devem despencar.

De acordo com Helena Balbino, meteorologista do Inmet, o frio ficará ainda mais intenso no sábado (6), com temperaturas entre 5ºC e 16°C. Ainda assim, segundo o Inmet, haverá sol com poucas nuvens no céu.

Trecho da avenida Dom Aguirre, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (4/7/2019)

Frio intenso chega ao Sul e Sudeste

Uma massa de ar polar intensa vai levar frio à região Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste, a partir desta quinta-feira (4). As baixas temperaturas são esperadas até no Norte do País, de acordo com o Inmet.

Temperaturas abaixo de 0 graus Celsius (ºC) devem ser registradas nas áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nos três estados, a previsão é de que os termômetros registrem -5 ºC nas manhãs de quinta-feira até o domingo (7). Nas outras regiões, o frio mais intenso deve ocorrer nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul no final de semana. As mínimas previstas para as primeiras horas chegam a 5 °C.

Na região Sul, o pico de frio deve ocorrer até sábado. Nas outras regiões, as temperaturas mais baixas serão no final de semana com aumento gradual a partir da próxima segunda-feira (8).

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), fez um alerta para que, durante o período de baixas temperaturas, seja oferecida atenção especial à população mais vulnerável (doentes, moradores de rua, idosos e crianças).

[irp posts="138275" ]

 

A população deve se manter agasalhada, beber bastante líquido e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas. Tais medidas previnem doenças respiratórias como gripe, resfriados e pneumonia. Nas noites mais frias, animais domésticos também devem ficar abrigados. (Da Redação e Agência Brasil)