Sorvete movimentou R$ 13 bilhões em 2019

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País tem mais de dez mil empresas ligadas à produção de sorvetes. Sorocaba tem tradição no setor. Crédito da foto: Fábio Rogério (20/9/2020)

País tem mais de dez mil empresas ligadas à produção de sorvetes. Sorocaba tem tradição no setor. Crédito da foto: Fábio Rogério (20/9/2020)

Uma efeméride gostosa e refrescante. Neste dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Sorvete, data criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) com intuito de estimular o consumo desta iguaria que, ao menos nos dias quentes, é preferência nacional.

Neste ano, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, a entidade lança a campanha “Sorvete Pode”, que pretende reposicionar a imagem do sorvete no Brasil como um produto que, além de proporcionar prazer, pode estar presente nas reuniões de trabalho, nos encontros sociais com os amigos e em outras ocasiões.

Presidente da Abis, Eduardo Weisberg, conta que o movimento surgiu com o intuito de reforçar que o consumo de sorvete pode ser realizado de uma forma muito mais abrangente. “A nossa ideia é que o sorvete ocupe papel similar ao do tradicional cafezinho”, defende Weisberg.

Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes. Crédito da foto: Arquivo Pessoal (22/9/2020)

Segundo a Abis, existem no país mais de dez mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes industriais e artesanais, sendo que 92% são micro e pequenas empresários que, juntos, respondem pela geração de cem mil empregos diretos e mais de duzentos mil indiretos. Em 2019, o setor de sorvetes movimentou cerca de R$ 13 bilhões, período em que foram consumidos mais de um bilhão de litros. Neste Dia do Sorvete, o Cruzeiro do Sul traz relatos de representantes do setor em Sorocaba que anunciam investimentos, destacam a tradição vinda de família e revelam diferentes formas de se reinventar.

História do alimento também é deliciosa

Alimento que é unanimidade em épocas de calor, mas que pode ser consumido o ano todo, o sorvete teria sido criado pelos persas, alguns séculos antes de Cristo, mas a sua exata origem é incerta. Alguns pesquisadores apontam que a história do sorvete começou com os chineses há cerca de quatro mil anos e era o resultado da mistura de frutas com a neve. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), esta técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.

Há quem diga que nos banquetes de Alexandre, o Grande, na Grécia, e nas famosas festas gastronômicas do imperador Nero, em Roma, os convidados já degustavam frutas e saladas geladas com neve. A grande revolução no mundo dos sorvetes, porém, de acordo com a Abis, aconteceu com Marco Polo, que levou do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais. Assim, a moda dessa sobremesa gelada espalhou-se por toda a Itália.

Crédito da foto: Arte JCS

Para o grande público francês, o sorvete só chegou no século seguinte, quando Francesco Procópio abriu um café, em Paris, que servia bebidas geladas e sorvete tipo sorbet. Após se espalharam por toda a Europa, os sorvetes chegaram aos Estados Unidos, que realizou a primeira produção de sorvete em escala industrial. Atualmente, os norte-americanos são os que mais consomem sorvete em todo o mundo, uma média per capita de 22 litros por ano.

No Brasil, onde o consumo individual é de cinco litros por ano, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Na época, como não havia como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo após o seu preparo, um anúncio avisava a hora exata da fabricação. O primeiro anúncio apareceu em São Paulo, no dia 4 de janeiro de 1878, contendo a seguinte mensagem: “Sorvetes — Todos os dias às 15 horas, na Rua Direita, nº 44”.

Verão Vivo vai aumentar a produção em 10 vezes

Verão Vivo investiu R$ 10 milhões em nova fábrica. São 80 sabores. Crédito da foto: Fábio Rogério (21/9/2020)

A Sorvetes Verão Vivo, empresa de Sorocaba no mercado há 28 anos, está investindo cerca de R$ 10 milhões em uma nova fábrica na avenida Comendador Camilo Júlio, na zona industrial da cidade. Prevista para ser inaugurada mês que vem, a nova instalação tem cinco mil metros quadrados e concentrará a produção da fábrica atual localizada na Vila Hortência.

A expansão da fábrica, que já conta com cerca de cinquenta funcionários e deverá abrir mais cinquenta novos postos de trabalho, tem como objetivo aumentar em dez vezes a capacidade de produção da marca, que atualmente é distribuída em mil pontos de venda em um raio de 300 quilômetros e chega a municípios como Piraju, Jaguariúna, Itanhaém e Guarujá. “Estamos numa das melhores regiões do Estado, que é bem centralizada, e a nossa intenção é chegar na Grande São Paulo”, comenta Fábio Sebastião de Souza, proprietário da Verão Vivo.

Atualmente, com mais de oitenta sabores entre massa, picolé, paleta e receitas especiais, sem açúcar e lactose, a Verão Vivo também é responsável pela revenda de açaí vindo diretamente do Pará. “Por mês a gente recebe duas carretas de trinta toneladas cada. O açaí ajudou a alavancar as vendas no inverno, quando o consumo do sorvete cai cerca de 60%”, detalha Souza.

Atualmente, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o consumo per capita de sorvete no Brasil é de cinco litros por ano, a metade de países vizinhos como Argentina e Chile. Para Souza, o número demonstra o potencial de crescimento das vendas de sorvete no país, que no passado, segundo ele, era restrito às famílias com alto poder aquisitivo. Essa mudança, ainda em curso, afirma, se deve a empresas menores e regionais, como a Verão Vivo, que tem a proposta de oferecer sorvete de boa qualidade com preços acessíveis. “O nosso objetivo é popularizar e democratizar o sorvete. É algo bom, que deve ser para todos”, afirma.

Além dos mil pontos de venda, com supermercados, padarias e mercearias de bairro, a marca possui dez lojas próprias em Sorocaba e região, que vendem os sorvetes com preços próximos ao de custo.

Dolci Gelatti tem picolé especial para os pets

Família Barbieri mantém a tradição italiana que agrada humanos e agora os pets. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/9/2020)

Ofício - ou arte - que já está na terceira geração da família de origem italiana, a sorveteria Dolci Gelatti comemora seu primeiro ano em Sorocaba com uma novidade que literalmente é boa para cachorro.

É que para celebrar a data e tornar os momentos em família ainda mais prazerosos em torno de uma irresistível taça de sorvete, o estabelecimento acaba de lançar um picolé especialmente para os pets.

Situada na avenida Washington Luiz, 1.745, a Dolci Gelatti foi inaugurada no ano passado pelo empresário e sorveteiro Paulo Barbieri e dá continuidade aos quase 40 anos de ofício do pai, Milton, e que agora começa a ser seguido pelo filho, João Paulo.

É João Paulo quem assina a receita do picolé pet, criação que desenvolveu após ampla pesquisa, inclusive com consulta a veterinários. “É 100% natural, apenas com fruta e água”, garante, citando, neste caso, o palito de madeira é substituído por um ossinho em couro. Desde que foi lançada, no último dia 11, a iguaria tem feito enorme sucesso entre o público canino.

Parceria do negócio e filha de Milton, Cláudia Barbieri detalha que a criação do sobrinho reforça o conceito “Pet Friendly” termo usado para estabelecimentos nos quais os animais de estimação são bem-vindos.

Além disso, a Dolci Gelatti aposta na nostalgia dos encontros familiares nas antigas sorveterias aliada ao sabor gelado das modernas e sofisticadas técnicas da base chamada gelato italiano. “A gente quer resgatar aquela característica da sorveteria de rua de antigamente, que reunia toda a família para tomar o sorvete. E o pet não pode ficar de fora”, complementa.

Atualmente, além de picolés e paletas, o buffet conta com 67 sabores de sorvetes em massa, incluindo frutas sazonais, veganos, zero açúcar, zero lactose e sorbês. O carro-chefe, segundo João Paulo, é o africano, feito de chocolate, castanha do pará, castanha de caju, amêndoa e uva passas.

O Sorvetão tem opções para consumir o ano todo

Mais de cinquenta sabores de sorvete de massas e picolés são produzidos na fábrica própria. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (22/9/2020)

Dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) apontam que 90% de toda a produção de sorvete do país é consumida no verão. Mais do que comprovar que o alimento é a preferência nacional em épocas de calor, esses números demonstram que há uma lacuna com mais oito meses do ano com potencial para ser preenchida.

Diretor comercial da sorveteria O Sorvetão, rede com origem em Indaiatuba e que há um ano está presente em Sorocaba, José Francisco Rodrigues Júnior, endossa a campanha liderada pela Abis que defende o consumo do sorvete o ano inteiro. “O sorvete também pode ser consumido no inverno, porque o corpo está na temperatura ideal para receber sorvete”, cita, destacando que países de clima temperado como Suíça, Itália e Japão registram consumo mais alto do que o Brasil. “O país que mais consome sorvete no mundo é a Escócia, que é gelado”, afirma.

Entre as estratégias para driblar a sazonalidade, Júnior afirma que além dos mais de cinquenta sabores de sorvete de massas e picolés produzidos na fábrica própria, de mil metros quadrados em Indaiatuba, a ideia foi oferecer nas lojas produtos para tornar o consumo do sorvete convidativo mesmo em épocas de baixa temperatura como o petit gateau e o fondue de frutas frescas, como morango, kiwi e abacaxi.

A empresa familiar, que surgiu há 32 anos e conta com quatro lojas em Indaiatuba e uma em Salto, chegou a Sorocaba no ano passado, no Wanel Ville, após um amplo estudo de mercado. Júnior detalha que dentre as opções de expansão também estavam as cidades de Sumaré e Hortolândia, mas indicadores econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB) per capita e sociais, como a segurança, acabaram direcionando o investimento para Sorocaba. “Foram indicadores que fizeram a diferença. Sorocaba tem um comércio bem aquecido, com um potencial de consumo muito forte”, assinala.

Sabor de Verão faz sucesso com delivery

Abel Salvador Fonseca Júnior entrega “Copos de felicidade” aos clientes. Crédito da foto: Fábio Rogério

Escolher o tamanho da taça, os sabores do sorvete, a quantidade de bolas, as coberturas e até os confeitos. Tudo isso pode ser feito pelo smartphone com a comodidade de receber em casa e, é claro, antes que tudo se derreta.

Lançado pela sorveteria Sabor de Verão há um ano nas três principais plataformas de entrega de comida, antes portanto da pandemia, o sistema delivery já representa a metade do faturamento da loja, segundo o proprietário Abel Salvador Fonseca Júnior.

E não se trata apenas de entrega de potes e picolés, mas também de “Copos de felicidade”, personalizados, na qual o consumidor pode até mesmo listar dezenas de acompanhamento de sua banana split, como farofa de amendoim a frutas frescas.

Este sistema just in time (na hora certa), até então inexplorado pela tradicional sorveteria fundada há 31 anos, começou conquistar clientes com força durante a quarentena e também contempla outras opções como sundaes, açaí, petit gateau e milk shake. “Quando a loja estava fechada [por causa da pandemia] o delivery foi responsável por um incremento de 60% das vendas”, assinala Abel, destacando que esse sistema, que demanda de embalagens especiais e obriga que o entregador faça apenas uma entrega por vez, veio para ficar.

Uma das mais antigas sorveterias de Sorocaba, a Sabor de Verão foi inaugurada em 1992, e há pouco mais de três anos está instalada no bairro Santa Rosália. Segundo Abel, boa parte dos clientes do delivery, hoje adultos, guardam memórias da infância das antigas lojas que marcaram época, que ficavam nas avenidas Antonio Carlos Comitre e Eugênio Salerno, está última vendida a outra família há uma década, mas que permaneceu com o mesmo nome até encerrar as atividades, no início deste ano. (Felipe Shikama)