Trânsito tem mudanças para Pink do Bem
Mais de 1.400 pessoas participam hoje da 5ª edição da Corrida Pink do Bem, realizada pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. O evento, que fecha a programação do Outubro Rosa, será a partir das 7h30, no Parque das Águas. Por conta da corrida, já às 7h, trechos da avenida Dom Aguirre, próximo ao parque, serão fechados. A Pink do Bem conta com três modalidades, sendo a caminhada de 3 quilômetros e as corridas, com percursos de 5 e 10 quilômetros.
Para os bloqueios, a Urbes -- Trânsito e Transportes contará com a presença de agentes de trânsito orientando os condutores para as rotas alternativas. Os trechos permanecerão fechados até a passagem de todos os corredores, sendo liberados na sequência. (Veja no quadro ao lado os locais das interdições). A Urbes orienta os condutores e pedestres que estiverem pelas proximidades a redobrarem a atenção.
Combate ao câncer de mama
Segundo Maysa Miceli Santini de Souza, presidente da Liga, toda a renda obtida será destinada à realização de mamografias, biópsias e até cirurgias. Segundo ela, após o evento será feito o balanço dos valores arrecadados. “E então entraremos em contato com a Secretaria de Saúde de Sorocaba para saber quais são as principais necessidades quando se fala em câncer”, conta Maysa.
Com o dinheiro arrecadado com a corrida Pink do Bem do ano passado, a Liga custeou 80 biópsias, beneficiando mulheres que aguardavam há dois anos pela realização do procedimento. Com o dinheiro do ano anterior foram pagas 800 mamografias para mulheres que também esperavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para esse ano estamos cotando até mesmo a realização de cirurgias”, contou a presidente da entidade.
As mulheres assistidas pela Liga recebem atendimentos de fisioterapia, psicologia, assistência jurídica, social, nutricional, aulas de culinária, pilates, dança do ventre, yoga, artesanato em tecido e em madeira, além de grupos de caminhada e corrida. “Ao todo são 20 atividades e atendemos mensalmente cerca de 100 mulheres, de forma totalmente gratuita.” As pacientes também recebem perucas, sutiãs com prótese externa, e tatuagens com micropigmentação de sobrancelhas e auréola das mamas. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)
As interdições acontecerão nos seguintes locais:
Alça de acesso à Dom Aguirre para o Parque das Águas (Camilo Júlio B/C)
Av. João Ribeiro de Barros, acesso à Av. Dom Aguirre/ Pq das Águas
Rua João Gabriel Mendes X Rua Ingracia Angrisani Gomes
R: João Gabriel Mendes X Av. Arthur Bernardes
Rua Maria do Carmo Mendes X Av. Arthur Bernardes
Av. Quinze de Agosto X Viaduto Fernando de Lucca, com opção de desvio de trânsito conforme orientação dos agentes de trânsito
Rua Pedro Álvaro Cabral X Av. Dom Aguirre (Não poderá cruzar)
(Fonte: Secom Sorocaba)