UFSCar tem encontro de Ciências
Uma oportunidade de aproximar alunos de escolas públicas de Sorocaba e região ao mundo da ciência e da pesquisa de ponta que é realizada nas universidades. Assim foi a 9ª edição do Encontro Regional de Futuros Cientistas, que ocorreu ontem, das 9h30 às 16h, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. O evento é promovido pelo programa Futuro Cientista, da própria universidade, e reuniu aproximadamente 700 estudantes de 33 escolas, municipais e estaduais, de nove cidades: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Anhembi, Cesário Lange, Capão Bonito, Iperó, Salto de Pirapora, Pilar do Sul e Tatuí. Durante o evento, além de mini cursos, foram premiados os alunos que apresentaram os melhores trabalhos científicos e as melhores redações. O diretor do campus da UFSCar Sorocaba, Ismail Barra Nova de Melo, participou da abertura do encontro.
Segundo o professor de Física da UFSCar Sorocaba e presidente do programa, Fábio de Lima Leite, durante o ano letivo, os alunos das 33 escolas participantes do projeto, se reúnem em suas unidades onde desenvolvem atividades de pesquisa científica, com o auxílio de um supervisor. “Nesses encontros semanais, eles são incentivados a usar coisas velhas e material reciclado para atividades de pesquisa científica”, destaca.
No evento, os alunos apresentaram os projetos científicos desenvolvidos por eles, como protótipos de estação meteorológica, usina hidrelétrica, observatório astronômico, robôs, além de trabalhos científicos sobre depressão e outros na área de humanas. Os 30 melhores foram premiados. Fábio afirma que outro objetivo do projeto é reduzir a distância entre alunos da escola pública e universidade. (Ana Cláudia Martins)