Um dia na História - Ministro visita Sorocaba para ouvir reivindicações
A manchete do Cruzeiro do Sul de 21 de agosto de 1960 destacou a visita do ministro do Trabalho a Sorocaba. O jornal noticiou que o titular da pasta, João Baptista Ramos, estaria no município naquele mesmo dia, um domingo, para participar de diversos encontros. De acordo com a reportagem, ele teria reuniões com políticos e sindicalistas, além de receber a imprensa.
A programação divulgada pelo Cruzeiro do Sul informava que Ramos chegaria ao distrito de Brigadeiro Tobias às 10h30. A recepção contaria com a participação do prefeito -- Artidoro Mascarenhas --, vereadores e líderes sindicais. Em seguida, a comitiva seguiria para Câmara Municipal, onde aconteceria uma sessão especial.
Ainda na sede do Legislativo, o ministro concederia entrevistas aos jornais e às emissoras de rádio da cidade. Esta parte da agenda, porém, seria fechada ao público.
Ministro atende sindicalistas
No entanto, conforme apurou o Cruzeiro do Sul, o principal compromisso de Ramos em Sorocaba seria com as lideranças sindicais. Para as 16h estava prevista a chegada do ministro à sede do Sindicato da Fiação e Tecelagem. Neste local, as representações das categorias profissionais locais tencionavam entregar as suas reivindicações.
Por fim, a agenda do titular do Ministério do Trabalho incluía uma mesa redonda sobre a Previdência Social. Dessa maneira, Ramos pretendia evitar críticas e reações negativas à nova legislação. Vale lembrar que o novo modelo previdenciário seria promulgado cinco dias depois pelo presidente Juscelino Kubitschek.
[irp posts="151292" ]
Assine o Cruzeiro do Sul digital e tenha acesso a 116 anos de história de Sorocaba e região.