Uniso comemora 50 mil graduados
A marca histórica de 50 mil graduados pela Universidade de Sorocaba (Uniso) será celebrada hoje à noite em uma cerimônia de colação de grau que será transmitida via internet. Na ocasião, além de ser revelado o nome do formando de número 50 mil, será exibido depoimento em vídeo da primeira formanda da instituição, do curso de Pedagogia e Ciências Neolatinas, da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, embrião da Uniso fundada em 1954. O evento ocorre às 19h, no formato on-line, com transmissão pelo Youtube, no canal “UnisoOnline” e pela página da universidade no Facebook.
O reitor da Uniso, professor Rogério Augusto Profeta, comenta que mais do que comemorar a história da instituição, o evento celebra a formação de pessoas que carregam a marca da Uniso e levam o conhecimento adiante, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. “Essa é uma conquista de toda a região que batalhou para a instalação da primeira universidade da região, a Uniso. Nossa meta é continuar trabalhando como instituição produtora e difusora de conhecimento, em consonância com o crescimento regional”, afirma.
Profeta detalha que a ideia inicial era celebrar essa marca com um encontro presencial entre os primeiros alunos e com os recém-formados, mas a festa foi inviabilizada por conta da pandemia de Covid-19. “Assim que for possível, nós vamos convidar para que eles voltem e isso seja feito pessoalmente. Decidimos fazer, online, porque é um momento muito forte, de simbologia e de emoção. Podemos dizer que vamos festejar duas vezes”, comenta.
Mantida pela Fundação Dom Aguirre (FDA) e sem fins lucrativos, a Uniso é uma universidade comunitária, gerida por um conselho universitário do qual fazem parte dirigentes, professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade. Atualmente, a instituição oferece mais de 60 cursos de graduação e quatro programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de dezenas de projetos de pesquisa e extensão. O número de graduados ao longo da história da Uniso é superior à população de 89% dos municípios brasileiros e, segundo Profeta, coloca a instituição como referência na formação acadêmica e profissional na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “Atualmente temos cerca de 10 mil alunos, que vêm de cerca de 80 municípios da região. Essa atratividade demonstra a influência que a Uniso exerce sobre esses municípios a despeito de toda a expansão da educação em todo o país nos últimos anos, incluindo a modalidade de educação a distância, o EAD”, assinala.
Adequação necessária
No ano em que a Uniso celebra 50 mil formandos, outro marco histórico, porém negativo -- a pandemia de Covid-19 -- obrigou a instituição a se reinventar para encontrar formas de não interromper as atividades acadêmicas. Segundo Profeta, como a pandemia se alastrou do Oriente para o Ocidente, o corpo docente e diretivo da Uniso teve a oportunidade de se antecipar na troca de informações com instituições parceiras de outros países, da Ásia e Europa para se preparar melhor para enfrentar o período de suspensão das aulas presenciais.
“De certa forma, tivemos menos dificuldades que eles”, comenta, citando que no dia seguinte ao decreto estadual de quarentena, as aulas continuaram em plataforma online. Para o reitor, a adoção e a ampliação do uso de novas tecnológicas na área da educação foram impostas pela pandemia, mas vieram para ficar. “Estamos vendo que com o bom uso da tecnologia vamos conseguir ser muito mais eficaz na construção do conhecimento, em todas as áreas”, assinala.
História
A Uniso vem de uma trajetória na área da Educação que se iniciou em 1954, com 27 alunos matriculados nos cursos de Pedagogia e Letras Neolatinas da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), onde hoje está o câmpus Trujillo. O processo de implantação da Uniso foi resultado de uma comissão comandada pelo professor Aldo Vannucchi, que detém o título de reitor emérito. Os trabalhos começaram em 15 de março de 1988 e a aprovação da criação da primeira universidade de Sorocaba ocorreu em 15 de setembro de 1994. Em 1999, a Uniso inaugurou a Cidade Universitária, que possui mais de 1,3 milhão de metros quadrados. (Felipe Shikama)