UTIs Covid-19 públicas estão totalmente ocupadas
A rede pública de saúde de Sorocaba não tinha nenhuma vaga de UTI para pacientes com Covid-19 na tarde de quinta-feira (3). Os leitos do Adib Jatene, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e Santa Casa estavam 100% lotados. As informações estão no censo diário de leitos, divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).
Conforme essas informações, essas unidades de saúde, juntas, possuem 60 leitos, sendo a Santa Casa com a maior parte deles -- 40. Contribui para o resultado ainda mais negativo do que na quarta-feira (2) o fato de o Estado ter reduzido de 11 para 10 o número de leitos do CHS. Entre os problemas nos dados desta quinta-feira, o fato de que Adib Jatene e Santa Casa tinham todos os seus leitos de enfermaria ocupados. A Santa Casa tem 21 leitos e o Adib 10.
Ainda com relação às informações, os dados apontam que dos sete “itens” divulgados sobre a ocupação na rede pública, em cinco a ocupação era de 100%. Na rede privada, apenas o hospital Unimed tinha ocupação de 100% em seus leitos clínicos. No caso dos leitos de UTI, a ocupação estava abaixo de 60%.
Sobre os número de internações, Sorocaba manteve 111 pessoas em unidades de saúde, sendo 57 em UTI e 54 em leitos clínicos. De todos os pacientes, 42 tinham confirmação de infecção e 69 estavam com suspeita.
Já são 22.084 recuperados
Conforme as informações do boletim epidemiológico divulgado pela SES, Sorocaba registrou 22.084 recuperados da Covid-19, nesta quinta-feira. Já os casos confirmados com a doença passaram de 22.810 para 22.867 na cidade. A cidade recebeu a notificação de mais 57 novos casos confirmados. O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 248.
A cidade também passou de 1.992 para 1.991 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 65.495.
Sorocaba também registrou duas novas mortes. As vítimas são dois idosos, com idade entre 70 e 76 anos. Ambos tinham comorbidades. As mortes ocorreram no dia 26 de novembro e no dia 2 de dezembro. Com isso, os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 493. Sorocaba ainda tem dois que estão em investigação. (Marcel Scinocca)