Vazamentos somam 1.200 chamados ao Saae no mês

Por

Ontem, foi registrado um vazamento na rua Escolástica Rosa de Almeida. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (17/9/2020)

Ontem, foi registrado um vazamento na rua Escolástica Rosa de Almeida. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (17/9/2020)

O Saae Sorocaba afirma que em 2020, até agosto, recebeu 9,6 mil comunicados de vazamentos de água na cidade. São quarenta comunicados de vazamentos por dia e 1.200 por mês, na média.

Porém, o Saae afirma que os números são de comunicados e não necessariamente todos de ocorrências. “Muitas vezes são diversos chamados para o mesmo endereço ou casos que na verdade não são vazamentos e sim alguém com mangueira ligada, lavando quintal, ou uma obra que esteja drenando água subterrânea encontrada no local”, diz.

Na manhã desta quinta-feira (17), um vazamento de água chamou a atenção de moradores na Vila Carvalho, por exemplo. Segundo moradores, a água teria passado toda a madrugada escorrendo pela rua Escolástica Rosa de Almeida.

De acordo com o sócio de um bar próximo ao local, Alessandro Correia, o vazamento começou por volta das 23h de quarta-feira (16), na altura do cruzamento com a rua Dr. Osório Maia. Ele conta que a água saia pelo asfalto, minando na rua. “Parecia um chafariz, com muita água jorrando e um barulho muito forte”, conta.

Questionado, o Saae disse que o vazamento na Vila Carvalho foi atendido por uma equipe de manutenção, entre a noite da quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira. Porém, na manhã desta quinta-feira (17), o vazamento voltou a ocorrer, num outro ponto da mesma rede de distribuição.

“Os técnicos da autarquia decidiram então ampliar a intervenção e substituir todo o trecho da tubulação que apresentava sinais de fadiga, se constituindo num trabalho complexo, que foi concluído às 14h. Lembramos que durante a execução da manutenção não houve vazamento/desperdício de água, pois registros foram fechados”. (Da Redação)