Qual o tipo de cobogó ideal para cada ambiente?
Inicialmente produzidos em concreto, os charmosos cobogós são uma invenção brasileira que leva em seu nome as iniciais dos sobrenomes de três grandes arquitetos: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.
Esses “tijolos vazados” popularizaram-se ainda na década de 50, quando foram muito utilizados em fachadas. O grande benefício desse elemento construtivo está em permitir a entrada de luz e ventilação natural nos ambientes, sem deixar de lado a privacidade. Entretanto, com a evolução das técnicas de produção, as peças tornaram-se sinônimos de design com funcionalidade e passaram a ser exploradas também dentro de casa, como em divisórias ou painéis decorativos.
Hoje, com as possibilidades de instalação ampliadas, os cobogós podem ser encontrados em diversos materiais -- como gesso, vidro, cerâmica ou madeira -- e em uma infinidade de formas e cores. Em meio a tantas opções, é comum surgirem dúvidas na hora de escolher o modelo ideal para seu projeto. A Burguina Cobogó, referência na área, dá algumas dicas. Confira:
Concreto - Apesar de serem de baixo custo, as peças neste material não apresentam grande variedade de desenhos e têm um aspecto mais bruto.
Gesso - São indicados apenas para ambientes internos e que não tenham contato com umidade, por possuírem pouca resistência e serem mais propensos a manchas ou deformações.
Vidro - Também conhecidos como blocos de vidro, são ideais para ambientes onde é necessário explorar a claridade, sem deixar passar a ventilação natural. São relativamente frágeis, mas bloqueiam ventos fortes, chuva e odores.
MDF - Para utilizar este tipo de cobogó, é necessário ter cautela para não expor o material ao clima e evitar seu contato com a água, devido à fragilidade desse material.
Cerâmica esmaltada - Considerado o mais versátil entre todos os materiais, pode ser utilizado tanto em ambientes externos como internos. Isso se dá devido à sua alta resistência, que não absorve umidade e apresenta uma superfície de fácil limpeza. Além da durabilidade, possui uma infinidade de formas e cores, com destaque para o alto brilho do esmalte e ótimo custo x benefício.