Pica-pau-branco

Por Cruzeiro do Sul

Ele faz seu ninho em troncos de árvores secas e palmeiras.

Nome popular: Pica-pau-branco
Nome científico: Melanerpes candidus (Otto, 1796)

Provavelmente você já deve ter visto o pica-pau-branco por aí! É comum vê-lo em bando, pousado em postes de luz ou em pau-de-cerca em nossa cidade. Também é conhecido pelo nome de birro, devido ao seu canto.

Ele possui cerca de 30 centímetros de comprimento. Sua cabeça e suas partes inferiores são brancas, as costas e as pernas são pretas, a cauda é barrada de branco e preto, além de ter uma faixa preta na lateral do pescoço e apresentar um anel ao redor dos olhos na cor amarela.

Você sabe onde podemos encontrá-lo? Ele ocorre nas bordas de mata, em áreas abertas, cerrado e caatinga das cidades.

O pica-pau-branco faz seu ninho em troncos de árvores secas e palmeiras. Põe de três a quatro ovos brancos e brilhantes e os filhotes deixam o ninho entre 35 e 36 dias. Durante a época do acasalamento (reprodução), realiza voos de exibição (namoro).

Observe o seu bico! O que será que ele come? Ele se alimenta, principalmente, de insetos que ficam nas cascas de árvores, além de frutos, como o da espécie embaúba, sementes e néctar.

Faça sua parte

Como a maioria dos pica-paus, ele precisa de ocos de árvores para fazer seu ninho, por isso vamos plantar mais árvores em nossa cidade e oferecer a ele moradia e alimentos, como os insetos que ficam nas cascas das árvores.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)