Desenhos animados ajudam a contar a história de Sorocaba para crianças

"Sorocaba -- Uma história animada" apresenta curiosidades, histórias, lendas e mitos folclóricos sobre a cidade

Por Jéssica Nascimento

Os irmãos Bianca Alves Grillo, de 7 anos, e Alan Alves Grillo, de 5 anos.

Baltazar Fernandes, tropeiros, mulas... Tudo isso faz parte da história de Sorocaba. Mas você já pensou em aprender um pouco da história da cidade por meio de desenhos animados? Isso é possível ao assistir os vídeos do canal “Sorocaba - Uma história animada” no YouTube -- que inclusive foi recomendado pela Secretaria da Educação (Sedu) durante a pandemia. Criado pelo publicitário sorocabano Thiago Delmonde, de 38 anos, o canal traz curiosidades, histórias, lendas e mitos folclóricos sobre a cidade.

O projeto começou em 2009, mas foi só em 2017 que o canal ganhou vida na internet. Thiago sempre gostou de desenhar. E ao fazer alguns rascunhos, ele teve a ideia de unir duas paixões: o amor pela cidade e o desenho animado. “Eu estudava na escola Baltazar Fernandes e tinha curiosidade de saber quem ele era, o que significou para a cidade. Quando estava mais velho, resolvi colocar em prática esse projeto, transformando as histórias em desenhos animados. É uma forma de manter a história da cidade sempre viva e passar para as próximas gerações”, destaca.

Desde então, Thiago passou a abastecer o canal com os desenhos. “A ideia é contar a história de forma divertida, para despertar o interesse das crianças”, realça. O personagem principal dos desenhos é o Baltazar, uma homenagem a Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba. Ao lado de sua fiel escudeira, a mulinha, que está presente na maioria dos episódios, Baltazar vai desbravando a região e contando de maneira lúdica a história de Sorocaba para crianças, jovens e até adultos.

Outros animais característicos da região também surgem ao longo dos episódios. É o caso das capivaras, que estão presentes nas margens do rio Sorocaba. Cheias de simpatia, as roedoras ganharam um episódio especial, com direito a paródia baseada em uma música de rock da banda “Queen”. Esse é um dos vídeos mais populares do canal, com 8,7 mil visualizações. Todos os vídeos são produzidos por Thiago, que cria os roteiros, os desenhos, as ilustrações, as vozes dos personagens e as canções dos episódios. “Eu faço tudo sozinho, no computador, em um cantinho da minha casa. Não ganho nada com isso, faço por prazer”, afirma.

E todo esse trabalho traz resultados positivos. Os “tropeirinhos”, como são chamados os telespectadores do canal, ficam encantados com os desenhos. É o caso dos irmãos Bianca Alves Grillo, de 7 anos, e Alan Alves Grillo, de 5 anos, que acabaram de conhecer o canal e já assistiram todos os episódios. “Eu achei legal. Dá para aprender um pouco da história da cidade, aprendi sobre a aranha gigante, o jacaré do papo amarelo e sobre as capivaras”, conta Bianca, que está no 1º ano do Ensino Fundamental 1.

O episódio favorito dos irmãos foi o das capivaras. “Eu gostei da música. Foi o mais legal. Gostei do final, que elas comem capim em Sorocaba e Votorantim”, diz Bianca. Alan também se tornou fã do canal. “Eu achei legal. Me diverti com os desenhos. O mais legal foi o da capivara. Já decorei a musiquinha”, destaca ao dizer que dá para aprender bastante coisas sobre a cidade com os desenhos. “Eu aprendi até sobre o coronavírus”, completa. Para Bianca, todas as crianças deveriam assistir. “Eu assisti pela primeira vez e achei legal”.

A Giovanna Kleinhappel Justi Terra, de 7 anos, que está no 2º ano do Ensino Fundamental 1, diz que é mais fácil aprender sobre a história da cidade por meio dos desenhos. “Eu aprendi várias coisas. Aprendi que antes Sorocaba era bem pequena e que só depois Sorocaba foi se desenvolvendo. E também aprendi que foi Baltazar Fernandes que fez Sorocaba. E antes eles usavam mulas”, destaca. A menina acabou de conhecer o canal do YouTube e já gostou bastante dos vídeos. “Eu achei legal. Esse desenho fala sobre Sorocaba. Os outros desenhos normalmente não falam sobre Sorocaba”, frisa.

Thiago fica muito feliz ao ver as crianças assistindo e prestigiando seu trabalho. E tudo isso começa na própria casa, já que os filhos e sobrinhos de Thiago são os maiores fãs do canal. A felicidade é tanta que o publicitário recorda a primeira vez em que os desenhos foram exibidos para crianças das escolas da rede municipal no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

“Quando vi a reação dos alunos, dando risada, gargalhando, assistindo sem piscar, foi muito bacana. Não existe dinheiro que consiga pagar isso. Foi uma sensação única. É algo muito mágico, que valoriza meu trabalho e empenho”. Hoje, Thiago se sente realizado com a repercussão do canal. “É uma satisfação muito grande ver algo que fiz para me divertir se tornar um projeto que acaba impactando a vida das pessoas”.

Acesse o Canal “Sorocaba - Uma história animada” e assista aos vídeos pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCFl3UenTNAE8xtybMDEUqrQ