O discurso do Rei

Valêncio III então subiu na torre mais alta do castelo e fez um discurso sobre o quanto outros países ameaçavam as fronteiras de Penúria

Por Cruzeiro do Sul

Livro infantil

Valêncio III era um homem retraído, desafeiçoado às pessoas e apático. Sua figura representava o desamor, mas para o azar dos habitantes das Terras Altas da Penúria, Valêncio se tornou imperador.
Um dia, ele reuniu todos os seus ministros e secretários para avisar que no dia seguinte faria um pronunciamento a todo povo de Penúria. E assim aconteceu.


Valêncio III então subiu na torre mais alta do castelo e fez um discurso sobre o quanto outros países ameaçavam as fronteiras de Penúria e convocou a todos para uma guerra, seria preciso se armar e lutar contra as forças externas. Mas apesar da forte convicção do Imperador, ninguém entendia direito do que ele estava falando, e além do mais, ninguém gostava de guerra. Guerrear por que e para que?


O povo de Penúria, mais sábio que seu governante fez ignorar o pedido do monarca, que é claro não gostou nada dessa atitude, e foi pessoalmente, de casa em casa, cobrar explicações. E como essa história se desenrola é supreendente.


“O dia em que todos disseram não” é uma representação da força da comunhão entre as pessoas, algo que pode mudar a sociedade, o mundo.


O autor, Nelson Cruz escreveu essa narrativa quando ainda era adolescente depois de ler e se emocionar com um poema de Vinícius de Moraes. A Editora Boitatá lançou esta segunda edição da obra no fim de 2021, com novo projeto gráfico, novas ilustrações e texto revisto. Um livro para fazer pensar.