Férias: tempo de brincar e se divertir muito

Nesta época do ano, sem atividades escolares, sobra mais tempo para fazer coisas novas

Por Jéssica Nascimento

Entre as opções de brincadeiras sugeridas pelo historiador José Rubens Incao está a prática da leitura

A melhor parte de ser criança é poder brincar o tempo todo. Quem concorda? Nas férias, quando os pequenos não precisam fazer atividades da escola, sobra mais tempo para se divertir, seja em casa, em parques ou visitando novos lugares.

Pensando nisso, a equipe do Cruzeirinho conversou com crianças que indicaram várias opções de brincadeiras para aproveitar ainda mais esse período de descanso com a família.

As irmãs Manuella Mena Limas, de 8 anos, e Milena Mena Limas, de 3 anos, estão aproveitando cada minuto das férias. As duas costumam brincar de bonecas, de cozinhar e de jogos de tabuleiro. “Eu acho legal reunir a família e brincar de várias brincadeiras.

Ou então brincar com a imaginação”, sugere Manuella. Em casa, as irmãs também gostam de inventar jogos. “A gente inventa tabuleiro, brinca que a cama é um barco e quem cair perde e também brincamos que o chão é lava”, contam.

Para estas férias, os pais de Manuella e Milena construíram uma caixa de areia para as duas brincarem. “Ficou muito legal”. Mas para as meninas a melhor parte é poder aproveitar o tempo com a família. “A gente gosta de passar o dia com a família e brincar bastante”.

E, quando é possível, as meninas ainda aproveitam para passear. Na semana passada, por exemplo, as duas conheceram a biblioteca infantil pela primeira vez.

As amigas Iris Gonçalves, de 5 anos, e Isis Diniz, de 3 anos, brincam de várias coisas para se divertir nas férias. Entre as opções, estão peças de montar, boneca, casinha, carrinho, pintura, desenhos, jogos de tabuleiro, jogo da memória, quebra-cabeça, bicicleta e patinete.

“A gente mora no mesmo prédio. A Isis mora no andar de cima e eu moro embaixo dela”, explica Iris. As meninas adoram brincar juntas. “A gente gosta de ir no parquinho nas férias”, contam.

Inclusive, elas até fazem passeios juntas. “A gente veio na biblioteca para ler livros. É muito legal” conta Isis ao dizer que também gosta de ouvir histórias antes de dormir.

Mundo dos livros

Vocês perceberam que as crianças estavam rodeadas de livros? Isso é porque as entrevistas foram feitas na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury, onde a equipe do Cruzeirinho aproveitou para bater um papo com o historiador José Rubens Incao, que também é coordenador da biblioteca e sugeriu várias opções de brincadeiras para os pequenos se divertirem nas férias com a família.

Entre as atividades sugeridas por Incao, está a leitura. Tem coisa melhor que se aventurar no mundo da imaginação ao ler as páginas de um bom livro? E olha que legal: é possível emprestar um livro de graça na biblioteca.

Entre os livros mais procurados pelas crianças, segundo Incao, estão conto de fadas, fantasia, dinossauros, bruxas, monstros, ilustrações, poesia e obras interativas. As sagas Harry Potter e Diário de um Banana também estão entre os preferidos.

Além de se divertir com a leitura, o historiador diz que as crianças podem fazer uma série de brincadeiras em casa. Desenhar, pintar e escrever são algumas opções. “As crianças podem fazer cabana, acampar na sala de casa, ouvir músicas, visitar um parente, convidar um amigo para brincar e aprender uma receita ao ajudar os pais na cozinha”, destaca ao dizer que tudo pode ser uma brincadeira, até arrumar a casa. (Jéssica Nascimento)