Pitiguari
Outro nome que ele é conhecido é "gente de fora vem", devido a uma outra vocalização que ele faz
Nome popular: Pitiguari
Nome científico: Cyclarhis gujanensis (Gmelin, 1789)
O pitiguari é uma das aves mais ouvidas em praças e parques de Sorocaba! Bastante vocal (canta com muita frequência), ele possui diversos tipos de vocalizações diferentes. Inclusive seu nome é onomatopeico, ou seja, foi dado devido à sonoridade de um de seus cantos que se assemelha ao som “pitiguari”. Outro nome que ele é conhecido é “gente de fora vem”, devido a uma outra vocalização que ele faz.
Apesar de ficar muitas vezes escondido na vegetação, com as cores chamativas, o pitiguari é facilmente reconhecido quando avistado. Mede cerca de 15 centímetros e possui um padrão de cores único. A cabeça e a nuca são acinzentadas, com uma faixa marrom-avermelhada nítida sobre seus olhos (máscara), que são amarelos. No peito, possui uma grande faixa amarelada que separa a barriga e a garganta cinza clara, quase branca. Nas asas e costas, existe uma coloração pardo esverdeada. Não possui dimorfismo sexual, ou seja, os machos e as fêmeas possuem padrão de cores e tamanho iguais.
O pitiguari possui um bico bem robusto, com um leve tom rosa e a ponta fina virada para baixo, o que lembra o bico das aves de rapina. Alimenta-se de insetos, como gafanhotos, grilos e grandes lagartas, algumas até maiores que ele! Captura e mata as presas com seu bico forte, batendo-as contra o galho de um lado para o outro. Pode também comer filhotes de outras aves.
Na construção dos ninhos, a fêmea é quem domina, criando um belo cesto com galhos, fibras vegetais e musgos. Dentro de seus ninhos bem protegidos, a fêmea bota de 3 a 4 ovos pequenos, brancos e salpicados de roxo. O macho e a fêmea revezam na incubação, que pode levar cerca de 14 dias, e alimentam os filhotes após o nascimento.
Vive em bordas de matas, capoeiras, capões nas caatingas, parques e jardins, sendo que, onde vivem, o seu som se destaca!
Faça a sua parte
O que acha de sair e tentar escutar onde o pitiguari está cantando? Você vai perceber que ele vive sobre as árvores a nossa volta, então é importante sempre cuidar e proteger essas áreas verdes para que cada dia possamos escutar mais o seu belo canto.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)