Um jacaré diferente

Leia, pois a leitura transforma a pessoa para melhor

Por Cruzeiro do Sul

Um jacaré diferente


Você já se sentiu muito diferente das pessoas que convivem com você? Eu já, o que confesso, me incomodava um pouquinho. Eu sempre fui a criança mais alta da sala, a que ficava por último na fila, a que alcançava os lugares mais altos, a que duvidavam da idade, a que se destacava no horizonte.

Por muito tempo eu me encolhi para tentar passar despercebida, sentava no fundo da sala, tentava ser o mais discreta possível. Mas um dia eu percebi que não ia ter jeito de me esconder para sempre, eu não ia parar de crescer tão cedo, nem se pusesse uma pedra pesada na cabeça, nem se lixasse o calcanhar até gastar.

O jeito era assumir a minha “altitude” e respirar fundo a cada olhar enviesado, e bola para frente -- no meu caso, para o alto!

Pois bem, a história que eu trago hoje trata de uma criatura bem “diferentona” -- no caso, um jacaré vermelho. Já viu um jacaré vermelho? Nem eu, no máximo um jacaré de papo amarelo. E justamente por isso esse livro é tão legal.

Juvenal, um jacaré alegre e brincalhão um dia percebe que tem alguma coisa errada: todos os outros da sua espécie são de outra cor, e por mais que ele procure, pesquise, ande por aí, não encontra de jeito nenhum outro jacaré que não seja verde. Muito desejoso de entender sua rara condição, passa a perguntar a todos que encontra: “Amigo, você sabe por que eu sou vermelho?”

Ele não desiste e percorre rios, cidades, florestas em busca de alguém que se identifique. Será que no mundo todo não há nenhum outro jacaré vermelho ou alguém que possa explicar o porquê daquela cor?
Até que um dia ele chega a um rio e não acredita no que os seus olhos veêm: um outro exemplar de sua espécie e que surpreendentemente também não é verde! O resto eu não vou contar, uma surpresa lhes espera!

“O misterioso caso do jacaré vermelho” foi escrito pela querida Aléxia Roche e ilustrado lindamente por Sabrina Mascarenhas.