Sonho de criança

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

Por Cruzeiro do Sul

Criança não vai para o espaço, acho um absurdo isso! E justifico: não há, em nenhuma outra faixa etária, tantos astronautas potenciais. Eu fico imaginando a revolução que as crianças fariam no universo, e quanta arte seria produzida pela mera observação da Terra. Quantas conclusões brilhantes surgiriam!

Fui buscar no Google por “criança astronauta” e o mais perto que encontrei foi uma notícia de 2021 em que Elizabeth Norman, uma garotinha de 7 anos, vai enviar um adesivo a lua. O adesivo será colado numa cápsula do tempo com o nome do blog espacial de Elizabeth. Quando “Preciso de espaço!” chegou, imediatamente lembrei da menina americana que sonha com foguetes.

Una, como Elizabeth, é uma garota fascinada pelo espaço sideral. Ainda bebê já ficava encantada com a gravidade e conforme os anos passavam sua curiosidade cósmica crescia. Em comparação com o espaço, Una acha a vida na Terra muito sem graça. Mas um dia ela deixará esse planeta para trás e irá explorar outros lugares remotos por toda a galáxia. Enquanto isso não acontece, ela tem que se preparar, estudar muito, fazer planos, aprender milhares de coisas daqui da Terra mesmo.

Eleito um dos melhores livros infantis do ano de 2021 pelo Children’s Book Council da Austrália, finalista de outros prêmios australianos, “Preciso de espaço!” é um deleite. Cada página conta com milhares de detalhes -- o diário de bordo dessa aventura. Publicado no Brasil pela Brinque Book, escrito por Philip Bunting e traduzido por Gilda de Aquino.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.