E por falar em esquilos...
O esquilo (Sciurus aestuans) é um animal bastante popular, e decerto você já o viu em desenhos, filmes e seriados. Mas ele também pode aparecer nas cidades, atraído por sementes, frutas e insetos. Um deles foi “flagrado” na semana passada enquanto visitava a casa do fotógrafo Pedro Henrique Negrão, no Jardim Vera Cruz, em Sorocaba.
O esquilo possui presas fortíssimas, utilizadas para roer as sementes. Vive nas copas das árvores, onde salta de um ramo para outro com muita agilidade. Os saltos podem chegar até cinco metros de comprimento. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, principalmente nas zonas de clima temperado ou tropical. Algumas espécies são típicas de clima frio. Constroem ninhos com folhas e galhos, protegidos da chuva e do vento, e gostam de ramos muito altos.
Durante a gestação, os pais preparam o ninho para receber os filhotes, que podem chegar até sete por ninhada. Quando adulto, seu corpo chega a medir 25 cm, acrescidos de mais 25 cm apenas de rabo. Um importante papel ecológico do esquilo é coletar e enterrar algumas sementes que encontra -- algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos. (Da Redação)