Pandas ganham bolo de gelo na China

Por Cruzeiro do Sul

Jilan prova o seu presente de aniversário no Nanning Zoo.

O panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) é um mamífero preto e branco que come folhas e tem pelagem grossa para suportar as baixas temperaturas no ambiente em que vive. Os irmãos Jimei e Jilan moram em Guangxi, na China, e comemoraram, no fim do mês passado, seu sexto aniversário.

Os tratadores do Nanning Zoo realizaram uma festa e prepararam “bolos de gelo” para aliviar o calor, com folhas de bambu, maçãs e cubos de gelo. É que, apesar de pertencer à ordem dos carnívoros e ter um sistema digestivo e genético de carnívoro, o panda possui hábitos herbívoros, alimentando-se quase que exclusivamente das folhas de bambus.

No local do evento, cidadãos e turistas observaram de perto os pandas gigantes, participaram da comemoração do aniversário e conheceram um pouco mais do cotidiano do panda, considerados tesouros nacionais.

Os pandas nasceram em 27 de junho de 2016, filhos de Mei Lan, o primeiro panda estrela de Chengdu a retornar dos Estados Unidos, e Jili, a mãe. Em 2016 existiam cerca de 2,2 mil pandas, dos quais 400 estão em cativeiro, incluindo zoológicos. (Da Redação, com AFP e Wikipédia)