Uma ‘festa junina’ para os bichos do Zoo

Por Cruzeiro do Sul

Elefante ganhou um "espantalho" comestível de capim e melancia.

Na última semana do mês passado, os animais que habitam o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros também entraram no clima das festas juninas. Os profissionais do zoo prepararam e ofereceram presentes temáticos, mais conhecidos como enriquecimento ambiental, a algumas espécies.

Para as araras foram feitos balões de papel recheados com pipoca (sem manteiga e sal). Já as águias receberam sua alimentação em folhas de bananeira, imitando uma cobra, fazendo menção à dança da quadrilha. Os cuxiús e a caiarara tiveram seus recintos enfeitados com uma réplica de fogueira, além de uma roda de madeira enfeitada com pipoca e abastecida com pinhão cozido.

Os chimpanzés receberam uma caixa junina surpresa, com pirulitos feitos com pipoca, maçã do amor (sem o caramelo) e espetinhos de uva. A mandril também teve seu recinto decorado com a fogueira e recebeu uma caixa surpresa, com milho cozido na espiga e cachos de nêspera.

Os ursos tiveram seu recinto transformado em um verdadeiro arraiá e ganharam réplicas de milho, confeccionados com tubos de papelão e recheados com frutas, peixe e coco verde. Por fim, para o elefante, foi confeccionado um divertido espantalho, utilizando tubos de papelão e itens de sua dieta, como capim e melancia. (Da Redação, com Secom Sorocaba)