Do tempo em que os bichos falavam

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

Por Cruzeiro do Sul

Você já ouviu ou leu uma fábula? Aposto que sim. As fábulas são histórias protagonizadas por animais que apresentam características humanas, algo muito comum nos livros para a infância. As fábulas sempre trazem uma lição, fazendo uma analogia entre o cotidiano humano e as histórias vivenciadas pelas personagens. Tudo costurado pela sabedoria popular.

Estudiosos afirmam que as primeiras fábulas tiveram origem no Oriente, atribuídas aos assírios e babilônios, mas foi Esopo, um escritor da Grécia Antiga, que as tornou populares. Depois dele, vários outros autores passaram a adotar esse gênero.

O segundo volume da coleção “A floresta onde tudo pode acontecer!” se vale do mesmo feitio. São os animais que vivem situações e aventuras inusitadas, de onde sempre se tira uma valiosa lição.

A história que eu mais gostei está no livro de número oito, onde um papagaio esperto, uma onça atrevida e um gambá americano se encontram e até se estranham no meio da floresta. Felizmente, o mal entendido dura pouco e dessa convivência nasce uma amizade sincera e multicultural, onde fica evidente o valor do conhecimento.

Para adquirir a coleção basta entrar em contato com o autor, Antonio Luiz Pontes, no perfil ALP Treinamentos, Palestras e Livros do Instagram.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.