Tigres selvagens são mais numerosos do que se pensava

Por Cruzeiro do Sul

Levantamento não contabiliza animais em zoológicos ou cativeiros

Os tigres selvagens são 40% mais numerosos no mundo do que se pensava e a população de Panthera tigris “parece estar se estabilizando ou até aumentando”, mesmo que continue sendo uma espécie ameaçada, revelou na última quinta-feira (21) a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Por outro lado, a borboleta-monarca migratória, uma majestosa borboleta capaz de percorrer milhares de quilômetros por ano para se reproduzir, passou a integrar a Lista Vermelha da UICN, principalmente por causa das mudanças climáticas e da destruição de seu habitat.

A última avaliação da população mundial de tigres que vive na natureza remonta a 2015 e a nova contagem estimou o número desses felinos com pelo laranja listrado de preto entre 3.726 e 5.578.

O salto de 40% “é explicado por melhorias nas técnicas de rastreamento, mostrando que há mais tigres do que se pensava anteriormente e que o número de tigres no mundo parece estar estável ou aumentando”, escreveu a UICN na atualização de sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.

No entanto, o tigre não está fora de perigo e continua sendo uma espécie ameaçada de extinção. (Da Redação, com AFP)