Beija-flor-preto
Nome popular: Beija-flor-preto
Nome científico: Florisuga fusca (Vieillot, 1817)
Assim como os jovens apaixonados, o beija-flor-preto também é um verdadeiro admirador das flores! Ele faz parte da família Trochilidae, umas das maiores e mais interessantes da classe das Aves. Nesta família, encontram-se os menores vertebrados do mundo, podendo pesar 1,5 gramas!
Observe a foto! Apesar de não ser o menor, o beija-flor-preto possui cerca de 10 centímetros. Aparentemente, a cor preta cobre quase todo o seu corpo, mas se olhar mais atentamente, principalmente em voo, é possível observar que as penas da cauda têm a cor branca, formando um leque. O branco segue até as laterais. As asas são longas e possuem uma musculatura adaptada para um voo ágil. Já, os pés são pequenos com dedos bem fortes, com unhas longas e afiadas, que formam um gancho para se empoleirar em galhos finos, já que não conseguem andar.
O beija-flor-preto se alimenta, basicamente, do açúcar encontrado no néctar das flores, além de pequenas aranhas (aracnídeos). É frequentemente encontrado em bananais, beira de matas, capoeira, jardins e em copas de árvores altas. Consegue se manter pairando no ar, movimentando-se para frente e para trás, para um lado e para o outro, com bastante facilidade.
Para atrair a fêmea, ele voa em zigue-zague, perseguindo sua pretendente. O casal sobe nas alturas e paira no ar, encarando um ao outro. Usa sementes com paina e teias de aranha para a construção do ninho na vegetação, no formato de uma pequena tigela. As fêmeas cuidam de seus dois ovinhos durante o período de 15 dias, quando começam a chocar. Os filhotes nascem com o bico curto e a penugem rala e seus olhos abrirão após 10 dias. Em três semanas, os filhotes praticam o voo na borda do ninho até estarem pronto para deixá-lo.
Faça sua parte
Os beija-flores, em geral, têm um papel muito importante na polinização das plantas, principalmente das bromélias. Essas aves são sensíveis a quaisquer alterações ambientais que afetem seu habitat e, sem elas, há um desequilíbrio da polinização de plantas importantes para aquele ecossistema. Sabemos que a área de ocorrência dos beija-flores-pretos é a Mata Atlântica, um bioma que vem sendo afetado. O plantio de plantas que atraem os beija-flores, como bromélias, hibisco e árvores que produzem flores durante o ano todo, é uma das ações que podemos realizar para manter essa espécie tão fascinante próximas a nós, em nossos jardins e quintais.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)