Pavó

Por Cruzeiro do Sul

Espécie se alimenta principalmente de frutos, como o açaí, a palmeira do palmito jussara e a embaúba

Nome popular: Pavó
Nome científico: Pyroderus scutatus (Shaw, 1792)

Vamos começar uma nova aventura na coluna “Olha o Passarinho”? A partir de hoje até o final de outubro, faremos um passeio pela Floresta Nacional de Ipanema (Flona Ipanema), localizada no limite entre Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, e conheceremos algumas aves que podemos observar nessa importante área de conservação que fica bem pertinho de Sorocaba. Vamos começar por um dos pássaros mais incríveis que pode ser encontrado lá: o pavó!

O pavó é a maior espécie de ave da sua família (Cotingidae), que tem como parente a araponga, o frifrió e a anambé.

Observe a foto! Possui em torno de 45 centímetros e um padrão bem marcante de coloração. Sua garganta e peito são da cor vermelho vibrante. Já, as asas e o resto do corpo são negros. O bico é azul-celeste no macho e preto, na fêmea.

É uma espécie que habita as florestas. Seu canto lembra o soprar da boca de uma garrafa vazia, que pode ser emitido em dueto (macho e fêmea cantando juntos).

Observe o seu bico! Alimenta-se principalmente de frutos, como o açaí, a palmeira do palmito jussara e a embaúba, mas pode comer insetos e já foi observado se alimentando também de perereca.

Seu ninho é simples, no formato de taça, com gravetos e folhas de samambaias, onde põe dois ovos amarelados com manchas marrom-avermelhadas. Os filhotes após nascerem, são cuidados entre 30 e 35 dias.

Você sabia? Os pavós realizam um ritual de acasalamento. Os machos se reúnem em grupos, geralmente de dez indivíduos, e exibem seu papo e realizam vocalizações (som) para atrair as fêmeas.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)