Surucuá-variado

Por Cruzeiro do Sul

Espécie, que também pode ser encontrada na Flona, é bem colorida

Nome popular: Surucuá-variado
Nome científico: Trogon surrucura
(Vieillot, 1817)

Continuando o passeio pela Floresta Nacional de Ipanema (Flona Ipanema), apresentamos a você mais uma das aves que podemos observar na reserva: o surucuá-variado. Com penas lindas e brilhantes, parece que foi pintado em aquarela por um pintor muito talentoso.

Observe a foto! Sua plumagem é muito colorida. Seu peito e sua cabeça são azuis (formando um capuz), enquanto que as costas são de um verde bem vivo. Sua barriga pode ser das cores vermelha ou laranja. Já, a cauda por cima é verde e a parte de baixo é branca. Possui ao redor dos olhos um anel de cor laranja!

Diferente dos machos, as fêmeas são cinzas com a barriga vermelha e a cauda, na parte de baixo, possui apenas faixas brancas intercaladas com pretas. Os filhotes machos seguem esse mesmo padrão (cinzas, barriga vermelha e cauda rajada de branco na parte de baixo), porém uma linha preta comprida na parte de cima da cauda diferencia das fêmeas, pois só os “rapazes” da espécie possuem essa característica.

O surucuá-variado tem um bico estreito e largo na base, um pouco curvo na ponta, o que indica que ele pode consumir vários alimentos diferentes. Mas o que será que ele come? Bom, se pensou em frutas e insetos ou os dois, você acertou! Ele se alimenta de lagartas de borboleta, gafanhotos e até de aranhas (que não são insetos). Mas também, ele não deixa frutinhas, como bagas e coquinhos, “dando sopa” por aí. Ele adora alimentar-se delas também.

Se você quiser treinar seu ouvido para identificar o canto dessa ave quando for visitar a Flona, ele começa emitindo repetidos “kuá” ou “diu”. Caso ele esteja assustado, pode fazer um “kiarrr”, um pouco estridente.

Constrói seu ninho em árvores ocas, troncos de xaxim e cupinzeiros arborícolas. Faz um túnel com entrada na parte inferior e, no final, há uma câmara, aonde seus ovos são colocados. Põe de dois a quatro ovos brancos e, após, aproximadamente, 20 dias, nascem os filhotes que permanecem no ninho por 20 dias e são alimentados pelo casal.

Olhe que legal! Como mencionamos, o surucuá-variado é uma ave muito colorida. Acredita que até a pálpebra dela é colorida? Quando olhamos o filhote dentro do ninho, que é fechado e escuro, conseguimos observar o brilho de suas pálpebras como se fossem fosforescentes!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)