Acauã

Por Cruzeiro do Sul

O acauã é um dos pássaros que habita a Floresta Nacional de Ipanema (Flona Ipanema)

Nome popular: Acauã
Nome científico: Herpetotheres cachinnans (Linnaeus, 1758)

Continuando o nosso passeio pela Floresta Nacional de Ipanema (Flona Ipanema), apresentamos a você mais uma das aves que podemos observar na reserva: o acauã. Ele possui cerca de 45 centímetros e pesa, aproximadamente, 540 gramas. Sua característica marcante é a larga máscara preta que se estende até a nuca. Suas asas marrom escuras são curtas, com as extremidades arredondadas. Sua garganta e peito possuem uma coloração levemente amarelada. Seu bico é curto e curvo, com uma coloração preta e com a base amarelada ou alaranjada. Já, sua cauda é longa e negra, densamente barrada de branco.

Alimenta-se principalmente de cobras, lagartos e morcegos. Habita áreas campestres, cerrado, beira de rios, borda de mata e árvores isoladas em pastagem. Costuma cantar ao amanhecer e no entardecer, muitas vezes com o casal fazendo dueto. Seu canto é uma sequência ininterrupta que pode se prolongar por longos períodos, emitindo “gogogo...” como introdução, seguindo de uma sequência de fortes “kua”, que vai acelerando e se alonga por alguns minutos, até emitir “a-cua-ã”. Também possui uma vocalização que lembra muito uma grande gargalhada “kó... kó... kó... kó... kó”.

Faz seu ninho em grandes ocos de árvores ou buracos em escarpas rochosas sem forrar seu interior. Seus ovos são brancos, marcados com marrom. A incubação é feita pela fêmea e geralmente dura cerca de 45 dias. O cuidado dos filhotes é feito pelo casal e, após cerca de 55 dias, eles deixam o ninho.

Você sabia?

O nome popular deste pássaro é por conta de seu canto, que é repetido “acauã” várias vezes quando está cantando? Já o seu nome científico (Herpetotheres cachinnans) está relacionado à sua alimentação e canto, como se fosse o “caçador de serpentes que gargalha”.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)