Conheça outros mundos!

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

Por Cruzeiro do Sul

Quando a gente tem 13 anos, o mundo pode ser uma surpresa, nem sempre boa, mas sempre cheia de aprendizado. Meus 13 anos já estão distantes, mas lembro até hoje da menina curiosa que eu era com essa idade, lendo tudo que me chegasse as mãos e com tantos planos mirabolantes para mudar o mundo.

A protagonista desse livro tem 13 anos, como eu já tive um dia, e se chama Íris. Fera em matemática, ela acredita que tudo pode ser resolvido como uma equação numérica. Íris sofre de insônia, são longas noites acordada, pensando em tantas coisas e imaginando outras tantas. Numa dessas noites, surge um ancião cujo propósito é ajudá-la a entender a lógica do mundo.

Os dois embarcam numa jornada cheia de acontecimentos extraordinários, onde cada passagem carrega uma lição. Íris descobre as minúcias da vida, suas inquietações, suas dúvidas, suas angústias. Nessa jornada, cada lugar e cada personagem ganha um significado importante a ser desvendado. Tantas emoções farão eco no coração de quem lê.

A autora desse livro, Renata Bortoleto, criou a história de Íris para “imaginar o que existe nos mundos invisíveis, aqueles que mora dentro e fora de nós, e o que podemos aprender com eles” As ilustrações são da artista Lais Oliveira e a publicação da Editora Estrela Cultural.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.