Arapaçu-do-cerrado

Por Cruzeiro do Sul

Esta ave habita áreas abertas, como cerrado e capoeiras, sempre com presença de árvores

Nome popular: Arapaçu-do-cerrado
Nome científico: Lepidocolaptes angustirostris (Vieillot, 1818)

A ave desta semana é o arapaçu-do-cerrado, que tem um canto muito engraçado, semelhante à gargalhada do Muttley, o cachorro rabugento do desenho “Corrida Maluca”, um pouco mais longa e com notas no final descendentes.

O arapaçu-do-cerrado possui as costas na cor creme-alaranjada e a face branca, com uma pequena sobrancelha preta acima dos olhos. Seu bico é bem alongado e curvo na ponta, lembrando uma pinça. Seus pés possuem um formato bem diferente, com o segundo, terceiro e quarto dedos virados para frente e o primeiro, para trás.

Bem como as outras espécies de arapaçus, o do cerrado parece um pica-pau quando visto de longe, porque possui o mesmo hábito de capturar suas presas, que são principalmente larvas de insetos que vivem nos troncos das árvores. O formato do seu bico ajuda a capturar os insetos escondidos nos ocos e cascas das árvores. Eles habitam áreas abertas, como cerrado e capoeiras, mas sempre com presença de árvores. Pode ser encontrado também em quintais e praças em Sorocaba.

Seu ninho é construído em buracos ocos feitos por outras espécies em troncos de árvores e é forrado com cascas e folhas secas. Geralmente põe dois ovos de uma cor bem branca, com um certo brilho.
Sua profissão na natureza é de “inseticida natural”, pois alimenta-se de insetos, realizando o controle natural de pragas.

Faça sua parte

Como vimos, o arapaçu-do-cerrado pode viver em cidades. Então, para fazermos nossa parte, precisamos manter áreas verdes do nosso município, bem como conservar a vegetação em locais que ele vive naturalmente, como o cerrado.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)