Maria-faceira

Por Cruzeiro do Sul

 

Nome popular: Maria-faceira
Nome científico: Syrigma sibilatrix (Temminck, 1824)

Hoje vamos falar sobre a maria-faceira, essa bela garça que pode ser encontrada no Brasil e em nossa cidade.

Observe a foto! Ela possui a face azul-clara, bem destacada ao redor dos olhos e loro (região entre os olhos e o bico), com uma coroa cinza-escuro e penas de adorno creme, com pontas negras no topo da cabeça, que se estendem pela nuca, como se tivesse um lindo chapéu com penas. Mede entre 53 e 64 centímetros de comprimento e pesa entre 521 e 546 gramas. A plumagem da garganta, pescoço e partes inferiores é creme, enquanto as costas, cauda (por cima) e asas são da cor cinza-claro. As penas que cobrem as asas (coberteiras das asas) são em um tom canela-rosado, com listras negras. Sua íris é amarelo-clara e as pernas são preta-esverdeadas.

Os casais permanecem juntos a maior parte do tempo, mantendo contato em voo com um chamado especial, um sibilo melodioso e longo. O som produzido é semelhante ao de uma maria-fumaça de brinquedo.

Alimenta-se de insetos, mas também de anfíbios, pequenos roedores e peixes. Movimenta o pescoço como uma serpente, quando está prestes a capturar sua presa. Pode ser encontrada em campos, pampas, plantações, pastagens, cerrados e brejos.

Realizam um ritual nupcial (ritual de acasalamento), na qual o macho faz um voo de exibição, se mostrando na frente da fêmea, realizando movimentos para frente e para trás e em círculos. O macho movimenta o pescoço para cima e para baixo.

O ninho é feito com gravetos, construído bem ralo, em árvores, o que muitas vezes faz com que os ovos sejam vistos por baixo, através do fundo, que não é forrado. Põe até quatro ovos azuis-claros, com várias manchas, que são chocados por, aproximadamente, 28 dias. Como o ninho é raso, algumas vezes o ovo ou os filhotes caem acidentalmente. Os pais alimentam os filhotes após deixarem o ninho.

Faça sua parte: A maria-faceira pode nos ajudar a fazer o controle de insetos e roedores. Ela gosta de fazer seus ninhos em grandes árvores, inclusive em praças e parques. Assim, realizando o plantio e cuidando das árvores de nosso município, podemos contribuir para que essa bela garça tenha locais para fazer seu ninho e permaneça em nossa cidade.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)