Beija-flor-de- papo-branco
Nome popular: Beija-flor-de- papo-branco
Nome científico: Leucochloris albicollis (Vieillot, 1818)
Será que você já viu esse beija-flor em sua casa? Ele gosta de visitar as flores em nossos jardins, além de parques e praças da nossa cidade.
Observe a foto! Possui a garganta branca-alva e uma espécie de colar verde separando-a do seu peito e barriga, que também são brancos. O bico reto e preto tem a parte debaixo levemente rosada. Já, as laterais do corpo, as costas e as asas são verdes vivo. A cauda é verde com a ponta branca, assim como o crisso (penas na base da cauda por baixo). A cabeça, penas na base do bico, nuca e a testa são verdes. Mede cerca de 10 centímetros.
Vive em borda de matas, capoeiras, áreas de plantio, como pomares, e áreas nas cidades, como jardins, quintais, parques e praças.
Como todo beija-flor, alimenta-se quase que, exclusivamente, de néctar das flores, como, por exemplo, brinco-de-princesa, eucalipto, limoeiro, bananeira, mulungu (a planta na foto) e paineira. Pode comer também insetos, que captura em voo.
Seu ninho tem o formato de uma tigelinha de paina, com musgos e líquens por fora, fixado com teia de aranha, geralmente feito em galho horizontal ou forquilha. Põe dois ovos brancos, que são chocados (incubados) apenas pela fêmea. Os filhotes nascem após 14 dias e adquirem plumagem cerca de 20 a 25 dias.
Faça sua parte
Assim como outras espécies de beija-flores, o beija-flor-de-papo-branco precisa de flores com néctar para se alimentar. Que tal cultivarmos em nossos jardins e quintais plantas que fornecem flores para ele ter sempre alimento e, assim, continuar a viver em nossa cidade?
Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)