Cais-cais

Por Cruzeiro do Sul

Quem tem a sorte de vê-lo por aqui poderá apreciar sua bela plumagem e o seu canto

Nome popular: Cais-cais
Nome científico: Euphonia chalybea (Mikan, 1825)

É um passarinho difícil de avistar por aqui, mas quem tem a sorte de vê-lo, poderá apreciar sua bela plumagem e o seu canto. Esse é o cais-cais.

Ele possui as costas, a cabeça e a garganta na cor azul royal. O ventre é amarelo, assim como a parte debaixo da cauda. Na testa, ele tem uma espécie de “boina” amarela. Seu bico é grosso e é uma espécie relativamente grande se comparada com suas “primas”, a vivi e os gaturamos, pois possui 12,5 centímetros de comprimento. A fêmea é cinza-esverdeada, com ventre e peito cinzentos e possui a parte debaixo da cauda esverdeada.

Frequenta matas úmidas e altas, capoeiras e áreas de cultivo agrícola. Alimenta-se, principalmente, de frutos, mas podem consumir também insetos. Pode ser encontrado em bandos com outras espécies de gaturamos.

Seu ninho é arredondado e pode ser colocado em frestas de troncos de árvores ou em folhagem fechada, como de pinheiros. Põe três ovos por ninhada.

Faça sua parte

Como é uma ave que se alimenta de frutos, se plantarmos árvores frutíferas, aumentamos a oferta de alimentos para o cais-cais, ajudando a mantê-lo sempre em nossa cidade.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)