Saíra-ferrugem

Por Cruzeiro do Sul

Ela alimenta-se de insetos e pequenos frutos, como o caqui

Nome popular: Saíra-ferrugem
Nome científico: Hemithraupis ruficapilla (Vieillot, 1818)

Ela se destaca na vegetação pelo seu colorido! É muito serelepe e quase não fica parada para observarmos.

Confira a foto! O macho possui um capuz de cor ocre. Tem a nuca amarela e o peito marrom-amarelado. O ventre é cinza, as asas e as costas, verde-oliváceo escuras. A cauda é olivácea e, por baixo, tem um tom amarelo-esverdeado. O bico é amarelo e os olhos, negros. A fêmea tem um padrão de cores uniforme, quase toda esverdeada na parte de cima e cinza, por baixo. Mede em torno de 13 centímetros de comprimento.

Vive em bordas de matas e capoeiras, mas também habita parques, praças e até áreas de cultivo. Alimenta-se de insetos e aprecia, ainda, pequenos frutos. Gosta de comer caqui, como visto na imagem.

Pode ser encontrada aos pares ou em pequenos grupos e pode participar daqueles bandos com diversas espécies que se juntam para comer, nos chamados bandos mistos.

Existe pouca informação sobre a reprodução da saíra-ferrugem. Sabe-se que a fêmea constrói o ninho e o macho acompanha, mas não participa da construção. O ninho é fechado, provavelmente fica pendurado, e é feito com fibras, ramos e raízes.

Faça sua parte

Assim como a maioria das espécies que se alimenta de frutos, a exemplo da saíra-ferrugem, quando plantamos árvores frutíferas, criamos uma espécie de “supermercado” onde as aves podem encontrar alimento, sempre que precisarem e, assim, acabamos ajudando a mantê-las em nossa cidade.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)

Saíra-ferrugem