João-porca

Por Cruzeiro do Sul

Ele vive nas margens de córregos e rios e pode ser encontrado próximo à água

Nome popular: João-porca
Nome científico: Lochmias nematura (Lichtenstein, 1823)

O joão-porca vive nas margens de córregos e rios e pode ser encontrado sempre próximo à água protegida pela floresta. Ele é marrom escuro nas asas, na nuca e nas costas, com a cabeça cinza-escura. Possui uma sobrancelha pintadinha de branco e marrom. Já, a cauda é preta por cima. Possui um padrão bem característico na garganta, peito e barriga, que são da cor marrom toda pintada de branco (carijó). As pernas são rosadas e o bico é longo e levemente curvado. Mede em torno de 15 centímetros de comprimento.

Vive próximo ao chão, em florestas úmidas, matas ciliares e capoeiras, sempre em vegetação às margens de corpos d’água ou igarapés. Alimenta-se de insetos, minhocas, aranhas e pequenos anfíbios.

Faz um ninho esférico com entrada lateral, utilizando raízes e galhos e, no seu interior, é feito um forro trançado de folhas. O ninho é colocado em barrancos sombreados, onde cava uma longa galeria com o bico. Põe dois ovos brancos.

Faça sua parte

O joão-porca vive às margens dos córregos e rios, sempre onde tem floresta. Vamos ajudar a conservar as matas ciliares que protegem nossos rios, assim, ajudamos a manter os ambientes onde ele vive e poderemos oferecer a esse belo passarinho um lugar para viver em nossa cidade.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)