Dia Mundial da Água e do Rio Sorocaba

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o Rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê

Por Cruzeiro do Sul

Em Sorocaba, programação educativa para as crianças terá visitas monitoradas, exposições, palestras e plantio de mudas

O Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba serão comemorados nesta quarta-feira (22), mas as comemorações em Sorocaba já começaram ontem (18), com o início da Semana da Água. Até sexta-feira (24), serão promovidas diferentes atividades de Educação Ambiental na cidade, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o Rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas. É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, a Represa de Itupararanga. O Rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta. Em Sorocaba, o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba foram instituídos pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

Semana da Água

A programação da Semana da Água começou ontem, com duas atividades: o encontro mensal do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, onde crianças de 6 a 12 anos de idade conheceram a biodiversidade de aves presentes à área de preservação permanente do parque, e que também ocorrem no Rio Sorocaba; e a Caminhada Ecológica, às margens do Rio Sorocaba.

O parque do Campolim também sediou a exposição “Biodiversidade de aves do Rio Sorocaba”, com aves taxidermizadas (“empalhadas”) e ninhos. Na terça (21), das 10h às 14h, o Espaço Ambiental do Pátio Cianê Shopping recebe a exposição “Biodiversidade do Rio Sorocaba”. No mesmo dia, às 9h, o “Clubinho do Refúgio”, no Parque da Água Vermelha -- João Câncio Pereira, no Jardim Europa, recebe as crianças de 4 a 6 anos da Associação Nova Geração para ação especial da Semana da Água.

Quarta-feira (22), às 9h, será realizado o plantio de 400 mudas no Jardim Santa Madre Paulina, com a participação de alunos das escolas E.E. Prof.ª Wanda Costa Daher e E.M. Prof.ª Ana Cecília Falcato Prado Fontes.

A Sema e o Saae/Sorocaba também promoverão, nos dias 23 e 24 de março, às 9h, visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, abertas aos universitários. No dia 23, a atividade ocorrerá na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e contará com uma palestra sobre o funcionamento do sistema. Já, no dia 24 de março, a visita será na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1 e também contará com palestra informativa.

E durante todo o mês de março, o Saae/Sorocaba realizará outras atividades para celebrar as datas. No programa “Água Viva”, as escolas conhecem como opera a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e como a água tratada chega até os usuários. O “Revivágua” oferece visita monitorada à maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE-S1. Por fim, pelo projeto “Rio vai à escola”, será realizada uma ação no dia 30 de março, às 8h30, no Centro de Educação Infantil (CEI-11) Dona Tercilla Freire, no Jardim Belmejo. 

Votorantim também faz programação temática

Em Votorantim, as atividades promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) serão realizadas de amanhã (20) a domingo (26). A palestra “Água é vida” será transmitida pela Sema para nove escolas municipais, e a palestra “O Caminho das Águas”, pela Concessionária Águas de Votorantim, para dez unidades de ensino.

Também haverá plantio de 200 árvores nativas na área de preservação permanente (APP) do Parque Municipal das Aves, adoção de nascente, revitalização de parque, reabertura das visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, no bairro da Chave e lançamento do projeto “Os rios e os mares começam aqui”, pela Sema, em parceria com a Escola Estadual Pedro Augusto Rangel Filho, além de doação de mudas no último dia. (Da Redação, com Secom Sorocaba e Secom Votorantim)