Periquito-de-encontro-amarelo
Nome popular: Periquito-de-encontro-amarelo
Nome científico: Brotogeris chiriri (Vieillot, 1818)
Ele é muito fofinho e parece uma bolinha de penas verdes! Pode ser observado em nossos jardins, geralmente quietinho ou resmungando alguns sons, bem baixinho, enquanto alimenta-se no mulungu ou na paineira (barriguda), arrancando suas flores e espremendo as pétalas para beber o néctar que escorre, enquanto segura com um dos pés ou com o bico. Também gosta das castanhas, ainda dentro dos frutos, da monguba (conhecida também como cacau-selvagem ou castanha-do-maranhão) e de coquinhos dos jerivás e outros coqueiros.
Observe a foto! Possui o corpo todo verde. A cabeça, pescoço, ventre e face possuem um tom de verde mais claro. Já as asas e a cauda são da cor verde mais escuro. Tem uma faixa amarela no ombro da asa, região que chamamos de encontro, por isso o nome da espécie. A cauda é bem pontiaguda. O bico é claro e possui um anel branco ao redor dos olhos. Mede entre 22 e 23,5 centímetros de comprimento e, sua cauda, apresenta cerca de 10 centímetros.
Como já mencionado, alimenta-se de frutos, sementes, flores e néctar, mas também pode consumir cupins. Pode ser encontrado em áreas com vegetação, como matas, cerrados e cerradões. Também é possível encontrá-lo nas cidades, em jardins, praças e parques urbanos.
Seu ninho é feito em cavidades de árvores, mas pode construir em telhados e lages com fendas e até utilizar ninho de joão-de-barro abandonado. E, olhe que incrível! Pode fazer o ninho em cupinzeiro construído em árvore. Para isso, ele faz uma entrada na parte de baixo do cupinzeiro e constrói o ninho em um buraco que faz no cupinzeiro. Põe cerca de cinco ovos brancos, que são chocados pela fêmea e, após 26 dias, nascem os filhotes.
Faça a sua parte
Vamos manter e ampliar os nossos jardins e quintais sempre com muitas árvores, com flores e frutos, para que os periquitos tenham alimento e local para fazer seus ninhos e, assim, possam continuar morando em nossa cidade. Desta forma, eles poderão nos visitar em nossos quintais sempre que quiserem.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)