João Pestana

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

Por Cruzeiro do Sul

Centenas de anos nos separam das antigas civilizações mas, apesar dessa distância, as histórias contadas em tempos remotos ainda reverberam entre nós, fazem parte da nossa cultura e até adentram nosso cotidiano. Diversos povos construíram seus mitos, todos eles com uma característica comum: servir de explicação para diversas coisas, até as mais simples, como adormecer, por exemplo.

Na mitologia portuguesa há um ser mágico chamado João Pestana, cuja missão é ajudar as crianças a pegarem no sono. João vai coletando todos os silêncios do dia e guardando tudo num grande saco. “Não sei se você já percebeu, mas as coisas mais pesadas do mundo são invisíveis: o silêncio da casa abandonada, a lágrima do atleta na linha de chegada. Tem silêncios que pesam uma tonelada.”

Imagino que, ao fim do dia, o saco de silêncios de João Pestana deve estar pesadíssimo. O coitado deve caminhar arcado, desde o pé até a testa da criatura a quem deve incitar o adormecer.

O autor, Gregório Duvivier, ouvia essa história de sua mãe quando pequeno. Ele era uma criança que não gostava de dormir porque tinha medo de sonhar, mas que depois acabou apreciando a companhia de João Pestana, tanto que se descreve como ator, escritor e dorminhoco.

As ilustrações são do francês radicado no Brasil Laurent Cardon, que já ganhou muitos prêmios pelo mundo pela genialidade de seus desenhos. Para dormir ou acordar, tenho certeza que você irá adorar João Pestana.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil