Noivinha-branca
Nome popular: noivinha-branca
Nome científico: Xolmis velatus (Lichtenstein, 1823)
Ela parece uma noiva mesmo, toda de branco! Sua plumagem chama a atenção pelo contraste com as cores na natureza, de tão branca que é! Hoje, iremos falar sobre a noivinha-branca.
Observe a foto! Por baixo ela é toda branca-alva, na barriga, no peito e na garganta. A cabeça é cinza-claro no topo e apresenta uma máscara também cinza, que forma uma sobrancelha bem discreta, branca. A base da cauda (que se chama “sobre”) é igualmente branca, assim como por baixo da cauda (que se chama “crisso”). Mede cerca de 20 centímetros.
Assim como outras espécies da família à qual ela pertence (família Tyrannidae), que é a família dos papa-moscas, ela captura insetos em voos curtos e retorna, geralmente, para o mesmo poleiro de onde saiu. Alimenta-se, principalmente, de insetos, mas pode comer pequenos frutos e, até mesmo, pequenos répteis (lagartinhos).
Vive em áreas abertas, campos, cerrado e até em pastagens. É comum observá-la em mourões de cerca ou pousada no arame, na beira de estradas de terra. É uma ave bem quieta e pouco notada por seu canto.
Seu ninho é aberto, em forma de tigela, ou pode fazer em oco de mourão de cerca e troncos de árvores.
Faça sua parte
Como a noivinha-branca se alimenta de insetos, pode ser uma importante aliada no controle de pragas agrícolas e também de mosquitos, inclusive aqueles que podem transmitir doenças. Vamos ajudar orientando as pessoas a não usarem pesticidas, pois estes podem prejudicar nossa amiguinha noivinha-branca, que tanto potencial tem para nos ajudar no controle de pragas na cidade e na agricultura.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)