Coleirinho
Nome popular: Coleirinho
Nome científico: Sporophila caerulescens (Vieillot, 1823)
O coleirinho é uma das aves mais conhecidas em Sorocaba. Devido ao seu canto melodioso, muitas pessoas gostam de criá-lo em suas casas. Observe a foto! O macho possui uma “coleira” larga e preta que se estende até o peito. Sua garganta é branca e apresenta uma mancha negra abaixo do bico, além de uma listra branca (de ambos os lados) que desce da base do bico até a garganta (fica parecendo uma espécie de “cavanhaque”). Seu bico é amarelado, mas também pode ficar cinza-esverdeado e não é muito robusto, como de alguns parentes que possuem bico bem proeminente, a exemplo do curió e do bicudo. A barriga pode ser branca, mas tem alguns indivíduos que têm o ventre amarelado. O resto do corpo é cinza-anegrado. Mede 12 centímetros de comprimento. A fêmea, assim como a maioria das espécies de papa-capins (Sporophila spp.), é parda com as costas mais escuras.
Alimenta-se, principalmente, de grãos, como os da braquiária e do girassol. Está sempre presente em comedouros com sementes e quirera de milho. Vive em áreas abertas, como campos e capinzais e, até mesmo, em terrenos baldios e quintais das cidades.
Seu ninho é feito em arbustos, utilizando folhas de gramíneas, raízes e outras fibras vegetais e é construído em forma de tigela rasa. Põe dois ovos. Os filhotes nascem após duas semanas e saem do ninho com, aproximadamente, 15 dias.
Faça sua parte
Muitas pessoas gostam de criar os coleirinhos em suas casas! Mas, para criá-los, é necessário que eles tenham origem em criadouros autorizados ou pet shops. Por isso, vamos conscientizar as pessoas para que não capturem essas aves na natureza. Assim, os coleirinhos de vida livre poderão continuar a viver em quintais e praças da nossa cidade.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)