Passeata pela paz mobiliza crianças em Sorocaba
Paz. Uma palavra com três letrinhas, mas com um significado bem interessante: a garantia de harmonia pessoal e social. É até comum ouvirmos vários adultos falando sobre paz em alguns momentos; porém, como fazer com que ela aconteça? Tem uma turminha de Sorocaba que está aprendendo sobre isso.
O projeto “Juntos para novas histórias”, realizado pela Associação Bom Pastor (Pastoral de Menor) de Sorocaba, busca potencializar as competências indispensáveis para viver em sociedade, trabalhando o processo de inteligência emocional, ajudando as crianças a reconhecerem seus próprios sentimentos e a lidarem de maneira positiva com diferentes situações.
Com um ano de duração, os alunos da Pastoral participam, semanalmente, de atividades diferentes com a mesma temática nas aulas de artes, nas oficinas com os psicólogos, de convivência, nos dias de brincar, entre outros. Mas o que liga todas essas ações é que são feitas dentro de sala de aula.
E foi então que os responsáveis pensaram: por que não levar essa mensagem de paz para outras pessoas? Sendo assim, nasceu a passeata pela paz em várias Pastorais para sensibilizar a comunidade. As crianças passaram na última semana pelos bairros Cajuru, Jacutinga, Brigadeiro Tobias, Júlio de Mesquita e Ipiranga.
Antes de sair pelas ruas, as crianças prepararam cartazes e desenhos nas oficinas de arte, além de algumas flâmulas (um pedaço de pano que parece com o formato de uma bandeirinha de festa junina, porém, é segurada por um cordão) com dizeres ligados à paz. Em alguns bairros, a presença de um carro de som marcou presença, assim como balões brancos, que representam bem o tema.
“Essa ação mostra que podemos ficar bem se nos unirmos. E isso inclui acreditar na não violência, o trabalho de valores, o fim do bullying e respeitar o que é diferente. Os alunos de outras escolhas também nos acolheram muito bem e foi ótimo essa interessante”, explicou Lucinha Zaneti, responsável pela comunicação da pastoral. (Da Redação)