Canário-da-terra
Nome popular: canário-da-terra
Nome científico: Sicalis flaveola (Linnaeus, 1766)
Com certeza, é uma das aves mais conhecidas em Sorocaba! Tem um dos cantos mais melodiosos entre as aves que as pessoas costumam ter em casa em gaiolas! Estamos falando do canário-da-terra, espécie que inspirou a criação do personagem Tico, do filme Rio.
Ele mede cerca de 15 centímetros e pesa 20 gramas. Possui uma cor amarela com estrias pretas nas costas. Sua asa e cauda são cinzas, com a ponta das penas negras. Possui cor amarelo-vivo, com estrias oliváceas bem discretas na parte de baixo do seu corpo e na cabeça. Por cima, apresenta uma cor amarelo-olivácea. Alguns indivíduos têm a face e a testa alaranjadas. O bico possui a parte de cima de cor marfim e por baixo é amarelado. As pernas são rosadas.
O bico do canário-da-terra tem formato adaptado para alimentar-se de sementes, mas pode consumir também pequenos insetos.
Faz seu ninho em forma de cesta fechada, geralmente em buracos (inclusive de bambu). A fêmea põe cerca de quatro ovos e os filhotes levam de 14 a 15 dias para nascerem. Pode usar ninhos abandonados de outras aves, inclusive do joão-de-barro.
Faça sua parte
Por ser uma ave com um canto muito bonito e as pessoas terem o costume de criá-la em gaiola, o canário-da-terra pode sofrer impacto em suas populações com a retirada de filhotes (e até mesmo adultos) da natureza. Se a ave não possuir licença para ser criada em gaiola, essa prática pode ser considerada crime ambiental. Por isso, vamos ensinar que o melhor é observarmos as aves em seu ambiente natural, mas, se a pessoa gostar muito de criação de aves, que sejam aquelas devidamente autorizadas para essa atividade.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)