Quaresmeira

Por Cruzeiro do Sul

Quaresmeira existente no Jardim Botânico de Sorocaba

 

Nome científico: Pleroma granulosum
Família: Melastomataceae

A quaresmeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica. Tem um pequeno porte, atingindo de 6 a 10 metros de altura, e é ornamental, sendo muito usada na arborização urbana, em calçadas, avenidas e parques. Assim, ela é facilmente encontrada nas ruas da nossa cidade.

Nos primeiros meses do ano, ela floresce com lindas e vistosas flores roxas. Dizem que, por isso, seu nome popular é quaresmeira, pois o ápice de sua floração coincide com a época do ano que cristãos católicos denominam como “Quaresma”. Suas flores roxas remetem à cor símbolo desse período religioso.

Identificar uma quaresmeira não é difícil. Ela possui folhas grossas, de cor verde escuro e com chamativas nervuras, que seguem paralelas umas às outras (veja na imagem). Além disso, as folhas possuem “pelinhos”, que dão uma textura bastante áspera quando as tocamos.

Já, os frutos da planta são pequeninos e parecem uma cápsula. Quando ele está maduro, ao sacudirmos, é possível observar que solta um pó muito fino, que é formado pelas as sementes, que são minúsculas e se dispersam com o vento.

Quer conhecer uma quaresmeira de perto? Visite o Jardim Botânico de Sorocaba!

Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas
Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita


Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba