O que você vê?
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
Segundo dados da Organização das Nações Unidas atingimos em 2022 o número de 8 bilhões de pessoas no planeta Terra. 8 bilhões de pessoas: crescendo, envelhecendo, se movendo, mudando... A imagem que me vem à cabeça é de um emaranhado de gente, um desenho disforme, camadas e mais camadas de histórias, personagens e formas. Essa imagem aparentemente confusa de tanta gente ocupando o mesmo espaço ao mesmo tempo, foi exatamente a que eu encontrei ao abrir esse livro.
Uma sutileza que só podia ter sido criada por Alexandre Rampazo, alguém que domina a arte dos subtextos, sempre dizendo tanto em tão poucas palavras. Página a página as pessoas vão chegando, as histórias vão crescendo, ganhando contorno, se sobrepondo. Mas nessa multidão ainda há vozes depreciadas, não por não produzirem som, mas simplesmente por não serem ouvidas.
No nosso País, mais de 200 mil pessoas moram nas ruas, em condições muito difíceis. Essas pessoas são afetadas diretamente pelo preconceito, pela indiferença e na maioria das vezes, são rotuladas como inferiores pelas outras pessoas. Abandonar e não exercer solidariedade são reflexos da desumanização, e mostram como muitas pessoas, por várias razões, se distanciaram da essência da condição humana ou daquilo que é considerado característica primordial da nossa espécie.
“O que você vê” é mais um livro fundamental da Editora Boitatá.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil